Com venda de camisetas, Chico Rei proporciona aulas de violino para jovens de Juiz de Fora

1

Alinhada aos seus valores de impactar de forma positiva a sociedade, a Chico Rei, e-commerce nacional líder no segmento de camisetas criativas e personalizadas, firmou parceria com o programa Gente em Primeiro Lugar de Juiz de Fora (MG) para viabilizar oficinas de violino para as crianças, adolescentes e jovens assistidos do programa. O apoio teve início após o projeto receber uma doação dos instrumentos, mas não conseguir promover as aulas. Por meio da renda de seus produtos, sempre revertidas em projetos sociais pelo selo Camisetas Mudam o Mundo, a marca está custeando as oficinas, realizadas online para garantir a segurança dos alunos em tempos de pandemia.  

“O Gente em Primeiro Lugar havia recebido uma doação de violinos, mas não tinham professores e nem condições de pagar pelas aulas. Precisavam de uma parceria para que a sinfonia pudesse acontecer. Aqui na Chico Rei, acreditamos em arte e acreditamos em gente, e não tivemos dúvida de que a afinação com o projeto estava completa”, comenta Bruno Imbrizi, CEO da Chico Rei. “Queremos levar para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social um experimento suave em suas trajetórias pelo encontro com a arte”, continua. 

Os violinos foram entregues a quase 20 crianças e adolescentes, que podem praticar em casa o que está sendo aprendido nas aulas virtuais. Todo mês, as turmas, que foram divididas para aprender o instrumento, se juntam online para uma prática conjunta que entrosa todos em seus diferentes níveis de desenvolvimento.  

No decorrer dos primeiros meses e meio do projeto, as aulas à distância já possibilitaram desenvolvimentos importantes dos alunos na prática, que tiveram noções de afinação do instrumento, por exemplo. Os jovens também puderam entender a relação do instrumento com o corpo, aprenderam a pegar no arco e no violino, praticaram a mudança entre as cordas, aprenderam algumas escalas musicais importantes e ritmos como a Laranjada Doce. 

O Gente em Primeiro Lugar  é um programa social mantido pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora por meio da Funalfa, com gerenciamento da Associação Cultural Arte e Vida (Acav) e que oferece oficinas de artes visuais, capoeira, música, dança e teatro em 70 espaços na cidade. Atualmente, são mais de três mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo programa. 

Pelo selo Camisetas Mudam o Mundo, a Chico Rei já possibilitou, em 2019, melhorias nas condições da Escola Municipal Santos Dumont, com 800 alunos, vizinha de bairro da empresa, em Juiz de Fora. No ano passado, a marca inaugurou a célula de produção na Penitenciária Masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires em uma aposta de ressocialização pelo trabalho. 

Da Assessoria