Comércio: Dia das Crianças ajuda a fomentar economia
Com tanta variedade, os papais, os padrinhos, os avôs e os titios podem ficar na dúvida no momento da escolha. Ele precisa encantar os olhos daquele que recebe e promover muita diversão. O presente pode ser simples e bem singelo, mas não pode faltar, pois elas esperam com expectativa o brinquedo do Dia das Crianças.
A data não é a campeã de vendas no comércio, mas gera boas perspectivas. “A expectativa é grande”, destaca a vice-presidente de comércio e serviços da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori de Souza. “A projeção é de um crescimento de vendas maior que 3% além da inflação. Acreditamos e estamos confiantes de que irá aumentar acima da inflação, pois o país está retornando um ritmo de crescimento”.
Na análise de Francielle, o reaquecimento da economia reflete nos setores e fomenta o crescimento. “As indústrias dos setores estão totalmente aquecidas, com muitas novidades e isso faz com que o comércio fique agitado”, pontua.
EXPECTATIVAS DE VENDAS – A proprietária de uma loja especializada, Bruna Gabriela Gheller Kaefer, afirma que existem boas expectativas para as vendas deste ano. “Projetamos um acréscimo de aproximadamente 20% em relação ao ano passado. No último fim de semana, tivemos bastante movimento na loja e até a data que é na próxima quarta-feira acreditamos que será possível alavancar ainda mais as vendas”.
Bruna comenta que, em 2021, os clientes efetuaram as compras de maneira mais espaçada, ou seja, não deixaram para a última. Ela acredita que tal comportamento esteve relacionada a pandemia – período em que a maioria da população evitava aglomerações; já este ano, o típico comportamento brasileiro de deixar para a última hora voltou a acontecer.
ATRATIVOS PARA A CLIENTELA – Os comerciantes apostam em vitrines criativas, condições de pagamento e promoções. São atrativos para os familiares que desejam agradar os pequenos e, paralelo a isso, economizar. Conforme a vendedora, Mariana Souza, as vendas prometem superar os números do ano passado. “Acreditamos que a compra começa assim que o cliente visualiza o item. Por isso, em qualquer composição de vitrine é primordial que ela bem elaborada e com foco no objetivo”.
Segundo Mariana, a criança envolve uma clientela diferenciada. “É interessante como cada uma comporta: alguns mesmo com pouca idade já estão determinadas e sabem exatamente o presente que querem, enquanto outras mudam de opinião quando visualizam os presentes. Apostar em variedades, artigos de qualidade, preços atrativos e condições de pagamento compõe parte da estratégia de vendas”, explica.
PRESENTEAR COM AMOR – A aposentada, Joana Silva, confessa que deixou para comprar na véspera da data. “Nunca deixei de presentear nenhum filho, imagina os netos”, brinca ao destacar que costuma fazer pesquisa de preços para conseguir agradar a todos.
Joana conta que seguiu o impacto nos valores dos presentes. “Tenho escutado muito em relação as impostos dos produtos importados, a falta de matéria-prima, entre outros fatores que interferem no preço final. Sempre fui muito organizada com as finanças e nas datas comemorativas como Natal, Páscoa, aniversário e Dia das Crianças já deixo uma reserva para que todos sejam presenteados”, conclui ao reforçar que criança gosta de presente, mas o amor é o mais importante que chega junto com o brinquedo é o mais importante.
Da Redação
TOLEDO