Comércio romântico: lojistas apostam no Dia dos Namorados para aumentar a lucratividade

0 17

Os corações decorativos invadiram as vitrines do comércio nesta semana. A proximidade do Dia dos Namorados movimenta as vendas de artigos para presentes. São inúmeras opções para presentear a quem ama que os lojistas estão com boas expectativas para a data.

A proprietária de uma loja de vestuário Claire Rosseto espera que as vendas deste ano sejam melhores do que foi em 2021. “Tivemos dois anos muito difíceis e, apesar da pandemia, neste ano as datas comemorativas nos surpreenderam e as vendas foram positivas. Por isso, esperamos boas vendas também agora no Dia dos Namorados”.

O Dia dos Namorados será no próximo domingo (12) e apesar da procura pelos presentes durante a semana, a empresária conta que o movimento maior será entre sexta-feira (10) e sábado (11). “Os últimos dias antes da data é que são mais movimentados, até porque muitas pessoas vão receber ainda nesta semana e, por isso, deixam o presente para comprar em cima da hora”.

O mesmo comportamento é observado na loja de artigos para presentes na empresária Caroline Rodrigues Nunes. “O presente da amada ou do amado sempre fica para a última hora. Até no Dia das Mães foi assim, na véspera tivemos um grande movimento, então acredito que no Dia dos Namorados será da mesma forma”.

INVESTIMENTO – E falando em presente, a loja apostou em kits personalizados com cervejas ou champanhe com taças, além das tradicionais pantufas, canecas, almofadas de pipoca, entre outros itens. “Está tendo boa procura na loja e pelas redes sociais onde fizemos um trabalho específico e já estamos com algumas entregas de presentes”, conta.

Caroline cita também outro ponto positivo deste ano. É que o investimento no presente está maior em relação ao ano passado. Ela percebeu essa mudança quando montou as cestas com itens mais básicos, mas no final os clientes acabaram adicionando mais itens. “As cestas estão saindo no valor além do que esperávamos, e isso é muito bom. As pessoas estão empolgadas para presentear”.

OPORTUNIDADE – O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio lojista além do setor de gastronomia. A ocasião é uma oportunidade de aumentar a lucratividade, fidelizar os clientes além de conquistar novos consumidores.

De acordo com sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae Paraná), 64,6% dos paranaenses irão presentear neste Dia dos Namorados.

Esse é o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2016. Depois de dois anos contendo os gastos por causa da pandemia, os casais voltam a comemorar a data. Em 2021, 58,1% dos paranaenses pretendiam comprar um presente para o parceiro(a) e em 2020 esse percentual foi de 50,9%.

PRESENTES – Roupas, bolsas e calçados são a preferência ao presentear quem faz o coração bater mais forte, com 47,4% das citações. Um jantar romântico é a opção escolhida por 25,2% dos paranaenses ouvidos pela Fecomércio PR e pelo Sebrae PR. Os perfumes e cosméticos foram mencionados por 24,8%.

Na sequência aparecem outros tipos de presentes, como valores em dinheiro para que a pessoa possa comprar o que quiser (13,7%), joias, bijuterias e acessórios (13,7%), flores (11,1%), viagem (8,5%), lembrancinhas e artesanato (7,7%), eletrônicos (6,8%), comidas e bebidas (6,8%), livros (6%) e eletrodomésticos e objetos de decoração (4,7%).

Já a preferência de quem vai receber o presente também são artigos de vestuário, com 38%, bem como perfumes e cosméticos (29,9%), ou um jantar a dois (21,4%). A diretora de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori enfatiza que a data movimenta na cidade, principalmente, as lojas de vestuário e calçados, sobretudo com as baixas temperaturas.

“E os lojistas no geral estão confiantes neste Dia dos Namorados. O momento é de se fortalecer com a retomada da economia. E com os casos mais baixos de Covid-19, a liberação do uso de máscaras, esperamos um resultado muito bom porque a data movimenta o comércio, bares e restaurantes”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário