Visita técnica da Comissão de Mulheres gera conhecimento e fortalece network

Estimated reading time: 4 minutos
A Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo alcançou seus objetivos com a realização de nova visita técnica a propriedades que possuem atividades comandadas por produtoras rurais ou administradas pela esposa e marido. A visita gerou conhecimento e fortaleceu a rede de contatos entre as participantes e os empreendimentos visitados.
Destaque para a significativa participação, com o grupo formado por 30 mulheres, que aproveitou a ocasião para perguntar detalhes sobre os negócios e investimentos realizados. Todas retornaram para suas casas com muito aprendizado pelas enriquecedoras experiências compartilhadas, bem como pela convivência oferecida por meio dessa iniciativa.
O roteiro incluiu visitas a três propriedades. A primeira visita foi a Agroindústria Rossetto, onde Franciele Rossetto e a mãe Noemi falaram sobre o início da atividade há 24 anos e que hoje produz nata, manteiga sem sal e doce de leite com entregas em supermercados e panificadoras de Toledo. Recentemente, a Agroindústria obteve a certificação do serviço de inspeção que permite comercializar produtos em todo o Paraná.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Franciele Rossetto contou um pouco da sua história de vida. Antes de se dedicar integralmente à agroindústria, ela cursou Estética e Biomedicina. Com muito orgulho, e decidida, ela relata que fez a escolha certa ao retornar à propriedade rural e assumir esse empreendimento familiar.
Sua rotina é dormir cedo, pois o dia de trabalho para ela começa às 3h30 – isso mesmo, às 3h30 da madrugada. É na primeira ordenha do dia que inicia a produção. Sem contato humano, o leite sai da teta da vaca e, por um sistema de canalização, chega diretamente à agroindústria. São 200 vacas em lactação. Franciele retira parte do que vem da sala de ordenha para a agroindústria, formando o volume que precisa para produzir os derivados.
PRODUTO DIFERENCIADO – Entre os derivados, a Agroindústria Rossetto produz o doce de leite. Mas ele é diferenciado, pois é feito com base em leite desnatado. Para o consumidor essa é uma informação importante, especialmente a quem procura um produto com baixo teor de gordura para sua alimentação, seja no pãozinho da manhã, no recheio do pão de queijo, churros, bolos e outras delícias.
CAMPING – O próximo local visitado pela Comissão de Mulheres foi o Camping Xaxim, um investimento feito pelo casal Tiago Menegotto e Jaqueline Tucholke. Eles decidiram pelo investimento com foco no lazer, tranquilidade, paz e conforto aos visitantes. Entre quiosques e chalés, a área tem condições de receber motorhome, trailers e ainda oferece espaço de festas. As participantes da visita aproveitaram para conhecer o espaço e entender o funcionamento de uma estrutura que faz parte do turismo rural de Toledo, com grande potencial de crescimento no interior do município.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
ORQUÍDEAS – E o que dizer das orquídeas? Elas embelezam qualquer ambiente, seja no trabalho em escritórios, clínicas médicas, nas igrejas e são muito recomendadas para presentear. O roteiro desta visita técnica da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo incluiu a propriedade rural da associada Anastácia Kohler Cerutti, em Linha Três Bocas, que investe na produção de orquídeas, com suas cores e tons variados, realçando as possibilidades que o campo oferece na diversificação da propriedade.
As visitas técnicas da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo são uma forma de estimular a participação das mulheres na entidade representativa da classe empregadora rural. Elas possibilitam a visibilidade de empreendimentos que surgem no campo a partir da identificação de oportunidades de negócios. E aos poucos, o público consumidor passa a conhecer e valorizar a produção e os serviços locais.
TOLEDO