NRE Toledo recebe comitiva de Sergipe para conhecer práticas de atendimento aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

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O Núcleo Regional de Educação de Toledo recebeu, na semana passada, a visita de uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC/SE), formada por Lívia dos Anjos Tavares, Lilian Moura de Jesus e Cleudo Melo Araujo. A agenda teve como objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Paraná, especialmente em Toledo, que se consolidou como referência nacional no atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
A equipe foi recebida pelo professor José Carlos Guimarães, chefe do
NRE Toledo, que destacou a importância dessa troca de experiências para o fortalecimento da educação inclusiva em nível nacional. A equipe foi acompanhada por Cláudia Saldanha e Denise Matos, do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEEIN/SEED); por Gisele de Paula, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Londrina; e por Renice Gafuri, Lisiane Kieling, Eliana Ribeiro e Silva e Gisiele L. Zarpellon, do NRE Toledo.
A equipe do DEEIN e do NAAH/S apresentou um panorama detalhado sobre o funcionamento das Salas de Recursos de AH/SD, a estrutura pedagógica e os resultados conquistados pelas escolas de referência e pelos programas implantados no Estado.
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Atualmente, o NRE Toledo atende 198 estudantes com Altas Habilidades/Superdotação sendo 129 estudantes atendidos em 08 Salas de Recursos, distribuídas nos Colégio Estadual Cívico-Militar Luis Augusto Morais Rego (05 salas), em Toledo, Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon (01 sala), em Marechal Cândido Rondon, e a Escola Estadual Cívico-Militar Graciliano Ramos (02 salas) em Santa Helena e 69 estudantes têm acompanhamento de Atendimento Educacional Especializado – Integral (AEE-I).
Durante a estadia, os representantes de Sergipe visitaram o Colégio Estadual Cívico-Militar Luis Augusto Morais Rego, em Toledo, o Colégio Estadual Antonio Maximiliano Ceretta, em Marechal Cândido Rondon, e o Colégio Donaduzzi, também em Toledo, onde puderam observar práticas pedagógicas diferenciadas, projetos inovadores e a participação de estudantes em olimpíadas de conhecimento. Segundo o chefe do NRE Toledo, professor José Carlos Guimarães, a visita reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela regional.
“É motivo de orgulho para todos nós poder compartilhar as práticas que temos construído. O reconhecimento de outros estados mostra que estamos no caminho certo, promovendo inclusão e valorizando o potencial dos nossos estudantes”, destacou.
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OLHAR DE SERGIPE – Para Lívia Tavares, representante da SEED/Sergipe, a escolha por conhecer Toledo partiu do destaque nacional conquistado pela educação paranaense. “Nós viemos ao Paraná para conhecer de perto a referência nacional em Altas Habilidades/Superdotação que é o trabalho desenvolvido em escolas públicas. Toledo nos chamou a atenção, especialmente pelas parcerias com instituições como o Biopark, e viemos aprender com essa experiência”, explicou.
Entre os pontos mais marcantes observados pela comitiva, Lívia ressalta os projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas e a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento. “O que mais nos chamou atenção foi a qualidade dos projetos, mesmo dentro das limitações naturais da escola pública, e o impacto positivo das aulas do NAAH/S na vida dos estudantes”, completou.
Ela avalia ainda que a visita contribuirá diretamente para fortalecer as ações em Sergipe:
“Essa experiência foi fundamental para iniciarmos nossas ações em AH/SD. Ver o funcionamento em loco e os resultados de Toledo nos ajudou a compreender como é possível viabilizar essas práticas, adaptando à nossa realidade.”
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RECONHECIMENTO NO PARANÁ – A técnica pedagógica do DEEIN/SEED, Cláudia Saldanha, destacou a importância do intercâmbio entre estados. “Receber uma comitiva de outro estado interessada no nosso trabalho é uma grande honra e um reconhecimento significativo. Isso mostra que o nosso modelo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para AH/SD tem se consolidado nacionalmente como um farol de boas práticas.”
Segundo Cláudia, o Paraná tem avançado de maneira consistente desde 2021, com a implantação do Programa Altas Habilidades Paraná, que atua em diferentes frentes: Salas de Recursos Multifuncionais, Atendimento Educacional Especializado Integral, Turmas Paraná+ e Escolas de Referência.
“Essas conquistas só são possíveis pelo envolvimento da gestão escolar, das equipes pedagógicas e dos professores. O NRE Toledo se destaca nesse processo com práticas inovadoras, estrutura sólida e engajamento constante dos educadores em formações continuadas, o que garante a qualidade do atendimento e inspira outras regiões do país”, ressaltou.
A visita da comitiva de Sergipe evidencia que as ações desenvolvidas no Paraná extrapolam fronteiras e consolidam o estado como referência nacional em educação inclusiva e no fortalecimento do potencial dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
TOLEDO