Conferência debateu financiamento público para enfrentar desigualdades e garantir proteção social

8

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) juntamente com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Maripá realizaram na terça-feira (31), no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. A edição deste ano envolveu o debate acerca do tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Conforme a explanação para aprofundamento do assunto, realizada pela assistente social, Julia Richardi, o tema surge com a proposta de avaliar a situação atual e os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), propondo diretrizes e para o aperfeiçoamento do sistema e reafirmando a assistência social como política pública garantidora de diretos.

Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andrei Maurina, essa avaliação junto com a construção de novas propostas é fundamental, considerando o aumento da demanda que já está sendo percebida em razão da pandemia.

“Depois da saúde, a área da assistência social é a que irá demandar de maior atenção nos próximos anos, pois já estamos vivenciando o reflexo do desemprego, de famílias que perderam aqueles que provinham o sustento e tantos outros problemas que surgem numa situação como essa. E para isso, vamos precisar planejar a política da assistência social com base nesta nova realidade e a fim de garantir a proteção social da população”, pontua Maurina.

A conferência contou com a participação de representantes governamentais, da sociedade civil e munícipes interessadas nas questões relacionadas à esta área. “Este é um espaço democrático de participação da população”, destacou o prefeito Rodrigo Schanoski durante seu discurso na abertura do evento. “Quando falamos que queremos fazer uma gestão compartilhada e com diálogo, são espaços como este que dão a oportunidade para que os cidadãos contribuam e participem ativamente da gestão do futuro e de um município ainda mais inclusivo e preparado para atuar nas demandas que virão”, relatou Schanoski.

A conferência ainda contou com trabalhos em grupo para o levantamento de propostas relacionadas a cinco eixos temáticos ligados ao tema central, além da apresentação dos novos Conselheiros Municipais de Assistência Social para o biênio 2021/2023.

APRESENTAÇÃO CULTURAL – O evento teve a participação dos alunos de Circo, que fizeram a recepção dos convidados e ainda contou com apresentações de dança das alunas de Ballet, ambos oferecidos gratuitamente pelo Município de Maripá por meio do Departamento de Cultura.

MARIPÁ