Conselho de Ações Solidárias da Assembleia encerra o ano com ampliação de campanhas sociais e parcerias no Paraná
Estimated reading time: 6 minutos
O Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná encerra o ano com um balanço marcado pela realização de campanhas humanitárias, ações de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade e pelo fortalecimento de parcerias institucionais, reafirmando o compromisso do Legislativo estadual com a promoção da solidariedade e do voluntariado no Paraná.
A segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), assumiu a presidência do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná em julho e, em seis meses de atuação, promoveu diversas ações e campanhas sociais. “O Conselho existe para aproximar a Casa de Leis das necessidades reais da população e para organizar a disposição de ajudar que existe entre servidores e parlamentares. Nosso compromisso é transformar essa energia em resultados concretos”, pontuou. O objetivo agora é ampliar as parcerias do Conselho com outros órgãos públicos, entidades privadas e associações, para que a Assembleia mantenha um papel ativo na construção de uma sociedade mais solidária.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Entre as principais ações do Conselho, destaque para duas iniciativas de apoio às famílias atingidas por um tornado na região Centro-Sul do Paraná. Uma delas, realizada em apoio às iniciativas do Governo do Estado e das prefeituras da região, arrecadou donativos para ajudar famílias de Rio Bonito do Iguaçu, Candói, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e municípios vizinhos atingidos por um tornado com ventos de até 250 km/h, além de fortes tempestades. A Casa de Leis disponibilizou pontos de coleta de água potável, alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados e materiais de construção.
A segunda ação, em parceria com a Defesa Civil estadual e com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), promoveu um jogo solidário para arrecadar recursos. O “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu” ocorreu na Arena da Baixada e reuniu atletas que marcaram gerações dentro e fora dos gramados, além de deputados. A mobilização, com o apoio do Grupo Potencial, da Fundação Clube Athletico Paranaense (Funcap), do Disk Ingressos, da Federação Paranaense de Futebol e da Winn, arrecadou R$ 40 mil, destinados integralmente ao Fundo Estadual de Calamidades Públicas (Fecap), responsável pela reconstrução da cidade e pela compra de materiais necessários às vítimas.
Crianças e idosos
O Conselho também coordenou a campanha “Ajudar Crianças”, realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). Em dez dias de mobilização, servidores das duas instituições arrecadaram cerca de 500 itens, entre brinquedos, fraldas, leite e materiais de higiene, que foram destinados ao Lar Batista Esperança, em Curitiba, que atende 58 crianças e adolescentes. A ação contou com a parceria da Rede Condor, que doou um vale-compras de R$ 5 mil à entidade.
Ainda durante o ano, foram entregues toneladas de tampinhas arrecadadas por meio do programa Tampinha Paraná. Os itens são direcionados ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, que utiliza os recursos arrecadados com a venda das tampinhas para a aquisição de fraldas geriátricas. Segundo o diretor do asilo, padre José Aparecido, a instituição consome cerca de 20 mil fraldas por mês, sendo que 12 mil são adquiridas graças ao programa. A ação conta com a parceria da Sanepar.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Hub do Bem e Natal
Ainda neste ano, em parceria com a Escola do Legislativo da Casa de Leis, foi lançado o Hub do Bem, programa que visa promover a conexão entre entidades que possuem o Título de Utilidade Pública e empresas doadoras, proporcionando capacitação, certificação e networking. O programa foi instituído pelo Projeto de Resolução nº 17/2025, da Comissão Executiva da Assembleia, e tem como objetivo potencializar a captação de recursos e a execução de projetos sociais no Paraná. Fechando o ano, o Conselho lançou uma Campanha de Natal que arrecadou diversos brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e da Região Metropolitana.
Fechando o ano, o Conselho lançou uma Campanha de Natal 2025 que arrecadou diversos brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e Região Metropolitana, para Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) e para os filhos dos funcionários dos servidores terceirizados da Assembleia.
Atribuições
Instituído por ato da Comissão Executiva em 2023, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia tem, entre suas atribuições, promover o desenvolvimento de ações e incentivar o engajamento em atividades voluntárias e atos de solidariedade, visando ao fortalecimento do vínculo do Poder Legislativo estadual com a comunidade e do senso de dever cívico.
O Conselho também pode identificar necessidades e vulnerabilidades sociais, organizar sistemas de informações para desenvolver projetos e ações e adotar iniciativas que possam ser realizadas em conjunto pelo poder público estadual e municipal, pela iniciativa privada, por entidades do terceiro setor e por cidadãos, por meio de parcerias solidárias, visando potencializar os benefícios à comunidade paranaense. Também pode participar da organização e divulgação de estudos e pesquisas voltados ao aperfeiçoamento das ações sociais promovidas pela Casa Legislativa em sua área de atuação.
ALEP