Colégio de Toledo recebe consulta para implementar modelo cívico-militar
Estimated reading time: 5 minutos
A comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, do Distrito de Novo Sarandi, em Toledo, irá participar de uma consulta para identificar eventual adesão ao modelo cívico-militar a partir de 2026. O Colégio, o único do Núcleo Regional de Educação de Toledo, faz parte de uma lista de 50 instituições nomeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para participar da pesquisa nesta fase. Esse processo será realizado nos dias 17 e 18 de novembro e contará com envolvimento de pais e responsáveis, alunos e professores.
Os 50 colégios ficam em 34 cidades: Curitiba, Apucarana, Sabáudia, Arapongas, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Vera Cruz do Oeste, Japurá, São Tomé, Assaí, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Marmeleiro, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Laranjeiras do Sul, Loanda, Itaúna do Sul, Paiçandu, Maringá, Lobato, Antonina, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Nova Esperança, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e Pérola. Eles reúnem 21,3 mil alunos e foram selecionadas a partir de critérios técnicos pelo Departamento de Educação.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O Núcleo Regional de Educação de Toledo já conta com 11 colégios cívico-militares, sendo dois em Guaíra, dois em Marechal Cândido Rondon, um em Palotina, um em Santa Helena e cinco em Toledo (CCM Antonio José Reis; CCM Jardim Maracanã; CCM Novo Horizonte; CCM Luiz A Morais Rego e CCM João Arnaldo Ritt). São atendidos cerca de 6.780 alunos em todo o Núcleo de Educação.
CONSULTA – Na consulta que acontecerá em 2025, foi indicado o Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, do Distrito de Novo Sarandi, Toledo. O chefe do NRE de Toledo José Carlos Guimarães comenta que o Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi conta hoje com 235 alunos matriculados, sendo 150 no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 85 no Ensino Médio (1ª a 3ª série). Ele enfatiza que a consulta pública que será feita na próxima semana seguirá o mesmo formato adotado em anos anteriores, com total transparência e ampla divulgação junto à comunidade escolar.
“Esse é um momento importante de participação democrática, no qual pais, responsáveis e profissionais da escola podem exercer seu direito de escolha sobre o modelo de ensino. Reforçamos o convite para que todos participem ativamente, contribuindo com uma decisão coletiva que reflete o compromisso com a educação pública de qualidade”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Guimarães esclarece que, se a comunidade escolar optar pela implantação do modelo Cívico-Militar, o Colégio passará a funcionar neste novo formato a partir do ano letivo de 2026. “Todo o processo de transição será realizado de forma planejada e acompanhada pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Núcleo Regional de Educação, garantindo que a migração ocorra de maneira organizada, com orientações claras à equipe escolar, estudantes e famílias”.
MODELO – Implantado pelo Governo do Estado em 2021, o modelo cívico-militar é coordenado pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) e combina a gestão civil com a presença de militares da reserva nas atividades administrativas e no apoio à rotina e organização escolar. O Paraná tem o maior número de colégios da rede do País, com 312, reunindo cerca de 190 mil estudantes – o programa foi inclusive ampliado com a descontinuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Se todos os novos colégios votarem favoravelmente, serão 362 unidades com cerca de 211 mil alunos.
No Núcleo Regional de Educação de Toledo e em todo o Paraná, onde o modelo Cívico-Militar já foi implantado, José Carlos Guimaraes pontua que é observado maior engajamento dos estudantes, fortalecimento da disciplina e melhoria no ambiente escolar. Ele cita ainda que as famílias relatam sentir-se mais próximas da escola e percebem um avanço no comprometimento dos alunos com os estudos.
“Entre os estudantes, os resultados mais evidentes são o aumento da participação nas atividades escolares, a valorização do respeito mútuo e o fortalecimento do senso de responsabilidade. O modelo tem contribuído para criar um ambiente mais organizado e acolhedor, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos”.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria