Consulta ouve opinião da comunidade escolar para expansão do modelo Cívico-Militar

Estimated reading time: 5 minutos

Nesta semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza consulta de opinião na comunidade escolar da rede estadual de ensino para a implantação do Programa Parceiros da Escola e a expansão do modelo cívico-militar. As votações acontecem na segunda-feira (17) e terça-feira (18).

Oito colégios do Núcleo Regional de Educação realizam essas consultas, sendo dois no município de Toledo: o Colégio Estadual Novo Sarandi, com pesquisa para a expansão do modelo cívico-militar; e o Colégio Estadual Ayrton Senna com pesquisa para a implantação do Programa Parceiros da Escola.

Em todo o Paraná, 96 colégios participam da consulta para a adesão ao Programa Parceiros da Escola e 50 para a expansão do modelo cívico-militar.

O Programa Parceiros da Escola permite o apoio de uma empresa especializada na gestão administrativa e de serviços nas escolas, enquanto a condução pedagógica permanece integralmente sob responsabilidade da equipe da Seed-PR.

Para o modelo cívico-militar, o modelo combina a gestão civil com a presença de militares da reserva nas atividades administrativas e no apoio à rotina e organização escolar. Podem participar das consultas pais e responsáveis, alunos com mais de 18 anos, professores e servidores das escolas. Para votar basta comparecer ao colégio portando documento de identificação com foto.

DEMANDA – O Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, do Distrito de Novo Sarandi, em Toledo, participa da consulta que acontece neste ano. A instituição foi indicada pelo desejo manifestado pela comunidade nos anos anteriores. O chefe do NRE de Toledo, José Carlos Guimarães, explica que a consulta seguirá o mesmo formato adotado em anos anteriores, com total transparência e ampla divulgação junto à comunidade escolar.

“Esse é um momento importante de participação democrática, no qual pais, responsáveis e profissionais da escola e alunos maiores de 18 anos podem exercer seu direito de escolha sobre o modelo de ensino”.

A consulta começou na segunda-feira (17) e encerra nesta terça-feira (18). Após o término da consulta, se obtido o quórum necessário (50% + 1), é realizada a contagem dos votos. Guimarães enfatiza que caso a comunidade escolar opte pela implantação do modelo cívico-militar, o Colégio já passará a funcionar neste novo formato a partir do ano letivo de 2026.

“Todo o processo de transição será realizado de forma planejada e acompanhada pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Núcleo Regional de Educação, garantindo que a migração ocorra de maneira organizada, com orientações claras à equipe escolar, estudantes e famílias”, complementa.

A diretora do colégio, Claudia Gracieli da Silva, conta que o primeiro dia de votação foi bem tranquilo com boa participação da comunidade escolar. O Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi conta com 235 alunos e a sala de votação ficará aberta até as 22h desta terça-feira (18). Na semana passada a escola se reuniu com a equipe do Núcleo Regional de Educação que fez a apresentação do modelo cívico-militar para a comunidade escolar.

“A escola cívico-militar tem uma característica muito específica que é a presença dos militares no ambiente escolar e isso traz mais segurança. Nós temos sinalizações de outras escolas que já implantaram o modelo e que a indisciplina diminuiu e que a aprendizagem aumentou. Então existem boas expectativas nesse sentido. Nós entendemos que nós temos muito a ganhar com a proposta do cívico-militar que vem agregar o que já bom”.

CONTRIBUIÇÃO – Dentro das área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), são 11 colégios que contam com o modelo cívico-militar, sendo dois em Guaíra, dois em Marechal Cândido Rondon, um em Palotina, um Santa Helena e cinco em Toledo (CCM Antonio José Reis; CCM Jardim Maracanã; CCM Novo Horizonte; CCM Luiz A Morais Rego e CCM João Arnaldo Ritt). São atendidos cerca de 6.780 alunos em todo o Núcleo de Educação. O chefe do NRE esclarece que o modelo implantado nos 11 colégios e em pesquisa na instituição do distrito de Novo Sarandi traz grandes benefícios para a comunidade escolar.

“No Núcleo Regional de Educação de Toledo e em todo o Paraná, onde o modelo cívico-militar já foi implantado, observa-se maior engajamento dos estudantes, fortalecimento da disciplina e melhoria no ambiente escolar. As famílias relatam sentir-se mais próximas da escola e percebem um avanço no comprometimento dos alunos com os estudos”.

Entre os estudantes, Guimarães salienta que os resultados mais evidentes são o aumento da participação nas atividades escolares, a valorização do respeito mútuo e o fortalecimento do senso de responsabilidade. “O modelo tem contribuído para criar um ambiente mais organizado e acolhedor, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos, conclui”.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.