Contratações temporárias abrem oportunidades neste fim de ano

Estimated reading time: 4 minutos
O segundo semestre do ano traz mais contratações temporárias no país, impulsionadas por safras agrícolas, datas comemorativas, eventos e preparação para o final do ano. Para quem está procurando uma oportunidade de trabalho para complementar a renda ou conquistar uma vaga efetiva, esse é o momento para se candidatar.
O Trabalho Temporário é um regime de contratação atípica e formal, regulamentado por lei específica (Lei nº 6.019/74 e Decreto nº 10.854/2021), com prazo limitado, que visa atender de imediato necessidades transitórias de uma empresa urbana, quais sejam, demanda complementar de serviços ou substituição transitória de pessoal permanente, a fim de simplificar a contratação, tornando-a rápida e eficaz.
CONTRATAÇÕES – Estimativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), apontam que o mercado de trabalho deve aquecer com mais de 500 mil posições disponíveis – temporárias – nos setores de comércio, serviços e indústria para o final do ano.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Para Toledo, a vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), Daiany Carulli explica que “a expectativa da entidade para as contratações no final de 2025 é de que tenha um aumento moderado na abertura de vagas temporárias para o comércio, comparado com o ano anterior”.
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo Rodrigo Souza comenta que as vagas temporárias para atender a demanda de atividades do final de ano começam a ser lançadas no começo de outubro. “O principal espaço onde há mais contratação temporária é o comércio, seguido do setor de serviços, principalmente em atividades ligadas à alimentação, bares, entregas e cozinha. Esse setor amplia bastante, fruto do movimento do fim do ano”.
OPORTUNIDADE – O aumento da demanda por vagas temporárias no final do ano é um fenômeno impulsionado por diversos fatores econômicos e sazonais, como aumento do consumo, cobertura de férias, projeções de crescimento e teste de novos talentos, uma forma da empresa conhecer e testar novos profissionais e avaliar o seu desempenho em situações reais de trabalho.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
É importante destacar que a concorrência por vagas temporárias no final do ano costuma ser alta. Por isso, é fundamental o candidato se preparar adequadamente para aumentar suas chances de conquistar a vaga desejada. Entre as orientações estão: atualização do currículo, preparo para a entrevista, ampliar rede de contatos, investimento em qualificação, proatividade, utilização de plataformas de emprego, preparação para diferentes tipos de vagas e flexibilidade.
“A orientação é que as pessoas aproveitem essa oportunidade porque muitas delas permanecem no emprego depois do período, ainda mais fruto desse cenário positivo de emprego que temos hoje com muitas vagas de emprego sendo oferecidas”, enfatiza Rodrigo Souza.
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo lembra que nesse período com ofertas de vagas temporárias também é uma possibilidade de ter uma renda maior com o resultado de comissões e metas de final de ano. “Por isso que sempre tem que aproveitar essas oportunidades. Esse momento de contratações temporárias é oportuno para quem está fora do mercado de trabalho para ser reinserido e até mesmo trocar de função”, conclui.
Da Redação
TOLEDO