Contratações temporárias iniciam e elas reforçam o comércio no fim de ano
Estimated reading time: 6 minutos
As contratações temporárias já começam a movimentar o mercado neste fim de ano. Elas trazem novas oportunidades tanto para trabalhadores quanto para as empresas.
Com a expectativa de aumento nas vendas nos próximos meses, especialmente no comércio e nos setores de serviços, as empresas reforçam suas equipes para atender à maior demanda e garantir um atendimento de qualidade.
O reforço no quadro de funcionários é essencial para impulsionar as vendas, melhorar os resultados e fortalecer os negócios durante o período mais aquecido do ano.
O diretor de Indústria e Comércio de Toledo Rodrigo Souza explica que os dados de 2025 mesmo ainda sendo parciais (até agosto) demonstram que o comércio de Toledo já apresenta desempenho superior a todo o ano de 2024.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“O saldo de empregos subiu de +230 em 2024 para +359 até agosto de 2025, um crescimento de 56%, mostrando forte recuperação e estabilidade. O estoque total de empregos formais também aumentou, passando de 10.663 para 11.019, o que representa 356 novas vagas com carteira assinada no setor comercial”, analisa Souza.
OSCILAÇÕES – Ao comparar a evolução mensal de 2024 com 2025, o diretor destaca que no ano passado apresentou oscilações fortes no primeiro semestre, com saldos negativos em alguns meses. “A recuperação veio a partir de setembro e outubro foi o pico do ano (+2233%), refletindo o aquecimento do comércio de fim de ano”, salienta o diretor.
Em novembro do ano passado (+1262%), o setor manteve contratações elevadas, com queda natural em dezembro (-219%), devido ao encerramento dos contratos temporários.
Já até agosto de 2025 iniciou o ano com saldo negativo em janeiro e março, mas recuperou fôlego a partir de maio (+267%). “Em agosto (+43,75%), já se observa um movimento antecipado de contratações sazonais, indicando otimismo do setor e planejamento para o segundo semestre”, relata Souza.
Ele enfatiza que mesmo sem incluir os meses mais fortes (setembro a dezembro), o comércio já superou todo o resultado de 2024 – um sinal claro de crescimento sustentável”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
TENDÊNCIA SAZONAL – Tradicionalmente, o comércio de Toledo aumenta fortemente as admissões entre setembro e novembro devido ao Natal e Ano Novo. “Em 2024, o pico ocorreu em outubro, com crescimento superior a 2.000% no saldo de empregos. Para 2025, tudo indica que esse movimento começará mais cedo, já que o setor mostra crescimento antecipado e melhores indicadores antes do quarto trimestre”, analisa o diretor.
Ele salienta que o comércio de Toledo mostra crescimento consistente e antecipado em 2025, mesmo com dados apenas até agosto. “O saldo de empregos é maior que o total de 2024 e o estoque de trabalhadores formais segue em expansão. Os resultados reforçam a confiança da classe empresarial local, a melhoria do ambiente econômico e a efetividade das políticas de geração de emprego no município”.
Os resultados apresentados por Rodrigo refletem as ações efetivadas pela Agência do Trabalhador. O diretor Vanderlei Timoteo enfatiza que a equipe tem atuado no contato com as empresas, principalmente, as que buscam os funcionários temporários. “Nos colocamos à disposição. Até porque nós fazemos a prospecção e com a oferta realizamos o anúncio”.
Conforme Timoteo, as vagas disponíveis estão em oferta para vários setores. “Pensando até mesmo nesse momento de final de ano, sazonalidade de Natal, Ano Novo e nós temos a programação para os próximos dias. Nós desejamos que o fim de ano tenha um movimento voltado estritamente para as vagas temporárias do comércio”.
A Agência do Trabalhador de Toledo se articula para o mais breve possível para ofertar as vagas. “Logo, nós teremos também uma oferta boa de vagas voltadas ao serviço urgente e temporário”.
No dia 30 de outubro, a Agência do Trabalhador se unirá com a equipe do CRAS VI e as equipes farão a quarta edição da Ação Comunitária. “Nós teremos alguns perfis de vagas pensando nesse público. Claro que ainda é uma ação no interior, mas assim que a gente conseguir alinhar interno e a gente fará também a ação mais voltada aqui da cidade tentando pegar este profissional que busca o emprego temporário”.
ASSOCIAÇÃO – Quem também colabora com ações e serviços para fortalecer o comércio é a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). A vice-presidente de Comércio e Serviços da entidade Daiany Carulli menciona que após o lançamento da campanha “Meu Natal Premiado” os empresários perceberam uma movimentação importante dos lojistas na divulgação dos prêmios que serão sorteados.
A campanha visa movimentar o comércio desde a Black Friday até o Natal, estimulando as compras e premiando os consumidores. “A ação ajuda a aumentar o fluxo nas lojas, elevar o ticket médio e mantém as vendas aquecidas durante todo o período festivo, fortalecendo o varejo local e gerando mais oportunidades para todos”, afirma Daiany.
Ela pondera que a Acit percebeu também que o comércio começa a se organizar para a Black Week, criando promoções exclusivas para esse período e até mesmo para todo o mês de novembro.
Para a empresária do setor de cosméticos Francielle Rezzadori, a movimentação já começa a melhorar nos meses de outubro. Ela enfatiza também que em novembro acontece a Black Week e, por isso, mais pessoas são contratadas. “Os novos profissionais precisam ter experiência em vendas,
ser comunicativos e saber trabalhar em equipe. Não é fácil completar as vagas, mas eu sempre peço ajuda do Acit Estágios e Acit Currículos. A possibilidade de efetivação é grande, pois sempre novidades e cargos vão surgindo!”
Da Redação
TOLEDO