Com contratações temporárias, empresas se prepararam para o final do ano
Estimated reading time: 4 minutos
O final do ano é tradicionalmente marcado por um aumento significativo na movimentação do comércio. As empresas se preparam para atender à demanda extra gerada pelas festividades de Natal, pagamento do décimo terceiro salário e outros fatores que impulsionam a economia.
Em Toledo, essa tendência de crescimento se reflete diretamente na criação de vagas temporárias, segundo Rodrigo Souza, diretor do Departamento da Indústria e Comércio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
De acordo com Souza, as contratações temporárias não acontecem apenas em razão das festas de fim de ano, mas também devido ao impacto do décimo terceiro salário, que aquece o consumo.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Ele destaca que as funções mais demandadas são as de vendedores, atendentes de loja, operadores de caixa e promotores de vendas. Para essas vagas, as empresas buscam profissionais com perfil comunicativo, dispostos a trabalhar com flexibilidade de horários, incluindo finais de semana e turnos noturnos, e com habilidades para lidar com o atendimento ao público.
TREINAMENTO – Além de procurar características como comunicação e disposição, Souza reforça a importância de um bom treinamento para os colaboradores.
Para ele, um treinamento rápido, mas eficaz, que ofereça uma compreensão clara dos produtos e processos de vendas, pode ser a chave para o sucesso das equipes. “As empresas devem investir em treinamentos que integrem bem a equipe e a deixem preparada para atuar com mais eficiência, principalmente nas promoções de fim de ano”, afirma o diretor.
Souza acredita que uma equipe bem treinada e orientada tende a vender mais, cometer menos erros e contribuir diretamente para o aumento da performance da empresa. “A motivação e o desejo de aprender também são fatores que podem determinar a permanência do trabalhador, uma vez que muitos são efetivados após o período de contrato temporário”.
OPORTUNIDADE – Em Toledo, a necessidade de contratação é evidente e muitas empresas aproveitam a temporada de vendas para observar o desempenho dos trabalhadores temporários e efetivá-los.
Souza menciona que essa é uma oportunidade para quem se dedica ao aprendizado e ao crescimento dentro da organização. “Muitas empresas efetivam seus funcionários temporários, especialmente em Toledo, onde a demanda por mão de obra qualificada é alta”, disse ele.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Segundo o diretor, os empregadores enfrentam desafios para encontrar profissionais flexíveis, com capacidade de atender ao aumento de demanda e que se adaptem rapidamente aos horários de trabalho variáveis. “Para os trabalhadores, o interesse em aprender e a dedicação ao trabalho são fundamentais para garantir uma oportunidade de efetivação. Se o trabalhador se mostrar comprometido, chegar pontualmente, colaborar com a equipe e buscar feedback, ele tem mais chances de permanecer após o período temporário”, explica Souza.
A temporada de contratações temporárias não é apenas uma chance de reforçar as equipes no fim de ano, mas também uma porta de entrada para novas oportunidades de carreira, com a experiência adquirida durante o período ajudando a fortalecer a identidade do trabalhador no mercado e dentro das empresas.
Da Redação
TOLEDO