Paraná reforça protagonismo ambiental em reunião da COP30
Estimated reading time: 4 minutos
O Paraná participou, nesta sexta-feira (31), de reunião preparatória para a COP30, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo federal e de todos os estados brasileiros para a entrega oficial dos compromissos dos biomas à Presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e para o lançamento nacional dos Mutirões do Código Florestal (CAR).
O Paraná foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. A reunião contou com a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e da diretora executiva Ana Toni, além de secretários estaduais e representantes dos consórcios de governadores.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Durante o evento, Rafael Greca entregou um documento que resultou da Conferência da Mata Atlântica, contendo um conjunto de sugestões elaboradas pelas autoridades participantes para reforçar ações relacionadas à atuação climática do Brasil. Na ocasião, os governadores dos estados do Sul e Sudeste, membros do Consórcio Brasil Verde (CBV), divulgaram conjuntamente o documento, reforçando o compromisso regional com uma agenda climática integrada, inclusiva e orientada à ação.
A conferência aconteceu em agosto, em Curitiba, quando os governadores também se reuniram para a 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada dentro da conferência.
Ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também presidente do Consórcio Brasil Verde, o secretário fez a entrega do documento e destacou o protagonismo do bioma e do Estado. “O Bioma Mata Atlântica, que abrange 17 estados do Brasil, tem no Paraná seu melhor momento. O estado mais sustentável do Brasil é o Paraná, e a Mata Atlântica tem avançado em cobertura por meio das reservas legais, das matas ciliares e, sobretudo, pelo conjunto de parques municipais e unidades de conservação estaduais”, afirmou Greca.
MATA ATLÂNTICA – O Bioma Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros, correspondendo a cerca de 15% do território nacional. Atualmente, 72% da população brasileira vive nessa região, que concentra aproximadamente 70% do PIB nacional.
Com 99% do território inserido na Mata Atlântica, o Paraná possui uma das maiores áreas remanescentes de floresta do país, com mais de 2,3 milhões de hectares preservados. O Estado também foi reconhecido como o mais sustentável do Brasil por quatro anos consecutivos no Ranking de Competitividade dos Estados, que mede indicadores de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
CAR – O encontro em Brasília marcou o lançamento nacional dos Mutirões do Código Florestal, mobilização para a implementação efetiva do Código Florestal Brasileiro. A iniciativa integra ações de inscrição, retificação, validação e regularização ambiental de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e nos Programas de Regularização Ambiental (PRAs).
O Paraná possui 539 mil cadastros ambientais rurais ativos. De forma pioneira, o Estado iniciou um mutirão estadual em fevereiro e, desde então, já analisou 330 mil registros, dos quais 244 mil foram homologados, em conformidade com a lei e sem passivos ambientais. E hoje é o estado com maior número de cadastros homologados do País.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Os mutirões nacionais serão coordenados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a presidência da COP30 e pelos governos estaduais, consolidando um esforço nacional de planejamento territorial e desenvolvimento sustentável no meio rural.
No dia 4 de novembro, será realizada uma ação simultânea em diversos estados, incluindo atividades técnicas voltadas à inscrição e retificação de cadastros, validação de CARs e orientações sobre os PRAs.