Atleta da ABETTOL integra seleção paranaense na Copa das Federações
Estimated reading time: 4 minutos
Desde a classificação, alcançada com o título da categoria sub 12 da Finals Copa disputada em Cascavel, Loquete tem intensificado a preparação sob o comando do técnico Fábio Bento.
A toledana Luiza Loquete alcançou um feito histórico para o beach tennis do município. A atleta, da categoria sub 12, vai representar o Paraná na Copa das Federações de Beach Tennis, maior campeonato por equipes da modalidade no mundo. O evento vai acontecer de 17 a 22 de novembro, na Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará, e vai reunir mais de 2.300 atletas de todas as regiões do Brasil.
Desde a classificação, alcançada com o título da categoria sub 12 da Finals Copa, Loquete tem intensificado a preparação sob o comando do técnico Fábio Bento. “Esta convocação é o resultado de muitos dias de treino árduo, dedicação em diversos campeonatos e uma temporada inteira de empenho para alcançar este resultado. Agora, tenho mantido a preparação e intensificado os treinamentos para chegar bem na competição”, disse a beach tenista.
Luiza viaja na madrugada do sábado (15) e uma das principais metas no momento, segundo ela, é manter a tranquilidade. “Estou bastante ansiosa, mas é fundamental manter o controle. Sei que será um momento inesquecível, com a emoção à flor da pele. Pretendo aproveitar bastante cada momento, os aprendizados, pois vou ver o melhor do beach tennis brasileiro. A ansiedade é muito grande”, comentou.
Loquete ainda reforçou que este é um dos momentos mais importantes da sua carreira. Luiza considera que integrar a seleção paranaense na Copa das Federações é o patamar mais elevado alcançado em sua trajetória. “Embora eu espere conquistar mais títulos futuramente, este é um marco significativo”, concluiu.
Formada nas categorias de base da Associação do Beach Tennis de Toledo (ABETTOL), Luiza viaja para a capital cearense acompanhada dos pais e do seu treinador, Fábio Bento. “Temos trabalhado a formação de atletas, desde a base, dentro de projetos como o Avança Beach Tennis, com foco no rendimento, e o Para-beach Tennis de Toledo e o Vida em Movimento, ações voltadas à inclusão social”. Bento ainda reforça que irá acompanhar a atleta, mas que durante a competição, Luiza será comandada por um técnico da equipe da Federação Paranaense de Tênis (FPT).
Fábio também lembrou que os projetos desenvolvidos pela Escola de Treinamento e pela ABETTOL acontecem com apoio do Governo do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), o que possibilitou o incentivo da Copel, da Sferriê, da Carolina e da Unibaby. Além disso, o projeto ainda tem a parceria do Esporte Cidadão, promovido pela Prefeitura de Toledo, e da Planeta Sport Indoor.
Sobre a Copa das Federações – A 10ª edição da competição vai contar com 38 quadras montadas à beira-mar, em uma estrutura de mais de 20 mil metros quadrados. As disputas envolvem atletas profissionais e amadores, em diversas categorias. A realização é da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em parceria com a Federação Cearense (FCTBT) e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e demais entidades locais.
