PMPR promove primeira Copa de Jiu-Jitsu para forças de segurança do Estado

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) vai promover a primeira edição de sua Copa de Jiu-Jitsu, um evento anual que busca integrar agentes de segurança pública de todo o Estado. O torneio acontece neste sábado (9) e será aberto ao público, sendo realizado na Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), no bairro Batel.

O evento reunirá mais de 150 competidores de diferentes corporações e busca aprofundar os aspectos pedagógicos das artes marciais aplicadas à defesa pessoal policial e fomentar a competição esportiva.

O major Fabrício Baran de Carvalho, comandante do Centro de Educação Física da PMPR, afirma que a expectativa é realizar o evento anualmente. “Essa é a primeira edição que estamos organizando, porém, o nosso desejo é de que seja um evento anual e que integre o calendário de comemorações do aniversário da PMPR”, diz.

Segundo ele, as artes marciais, e o Jiu-Jitsu em particular, são de extrema importância para a atuação da corporação no dia a dia. “A competição esportiva, com regras profissionais e árbitros federados, e os aspectos pedagógicos da defesa pessoal policial, essenciais em diversas situações operacionais, promovem o nosso aprimoramento técnico e tático”, acrescenta..

O cronograma da Copa de Jiu-Jitsu se estenderá por dois dias, com atividades distintas para os participantes:

– Sexta-feira (8): O primeiro dia será dedicado à formação e ao conhecimento, com a recepção e credenciamento dos atletas, seguidos por duas palestras. Uma delas será conduzida pela Câmara Técnica de Defesa Pessoal. Além disso, está prevista a participação do atleta Brunno Ferreira, conhecido como Brunno Hulk, que abordará temas relacionados à competição e ao esporte.

– Sábado (9): no segundo dia, o evento será totalmente focado na competição. As disputas ocorrerão no formato de mata-mata, seguindo rigorosamente as regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

CATEGORIAS – As categorias são separadas por peso e graduação (faixas branca, azul, roxa, marrom e preta), sem divisão por idade. As categorias de peso incluem até 75 kg, até 85 kg, até 95 kg e acima de 95 kg. A arbitragem é composta por profissionais federados, garantindo a lisura de todas as disputas.

COMPETIÇÃO – A realização da competição não possui fins lucrativos e o valor das inscrições foi integralmente destinado a cobrir os custos operacionais, assim fortalecendo laços e promovendo um intercâmbio de técnicas e experiências. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas. Já a unidade que acumular o maior número de pontos ao longo do torneio receberá um troféu.

Da AEN

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.