Copel orienta moradores sobre direitos e deveres com a rede elétrica

Estimated reading time: 3 minutos
Em alguns casos, é comum a população ter dúvidas em relação aos direitos e deveres dos consumidores da Copel, especialmente no que se refere à troca de postes, medidores e transformadores. O questionamento geralmente gira em torno de quem é o responsável por arcar com os custos dessas alterações.
MEDIDORES – Nos casos de troca de medidores, a Copel informa que o serviço é gratuito, pois se trata de uma atualização da rede elétrica. “Os novos medidores são conectados à rede e possibilitam o acompanhamento do consumo em tempo real, como também a verificação de quedas de energia e o restabelecimento pelo sistema automatizado de maneira remota, na maioria dos casos”, informa a companhia.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
POSTES – Com relação aos postes anexados aos imóveis, diretamente ligados ao consumo de energia, a Copel orienta que sua responsabilidade é dos proprietários. Isso porque esses postes são instalados no espaço onde ficam os quadros de energia e os suportes. Caso apresentem problemas, a fornecedora recomenda que o proprietário providencie as obras de atualização necessárias. Já os transformadores, por serem equipamentos pertencentes à rede elétrica, têm sua manutenção e substituição sob responsabilidade da Copel.
PARANÁ TRIFÁSICO – Para levar energia mais potente às áreas rurais, está em fase de expansão o Programa Paraná Trifásico, que contempla 60 municípios da região Oeste. Aproximadamente 4.500 quilômetros de novas linhas trifásicas já foram implantados.
Após a instalação da nova rede, é necessário que o cliente padronize sua entrada de serviço na propriedade, seja em área rural ou urbana, de modo que os ajustes nas instalações sejam realizados adequadamente. Os serviços devem ser executados por técnicos habilitados, conforme normas técnicas e projeto elétrico. Essa iniciativa beneficia pequenos e grandes agricultores, além de cooperativas e indústrias.
DÚVIDAS – A Copel orienta que “qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais de atendimento da companhia. Isso é importante, por se tratar de casos específicos. Cada unidade consumidora é única. Então é importante que o consumidor faça contato com a Copel para esclarecer dúvidas e receber orientações específicas sobre a demanda em questão”.
FALTA DE ENERGIA – Para comunicar falta de energia ou acessar outros serviços da companhia, o número de atendimento é o 0800 51 00 116. Também é possível registrar solicitações pelos canais digitais, como o site www.copel.com ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Caso prefira utilizar o aplicativo da Copel, ele está disponível para os sistemas Android e iOS. Na ausência de internet, o número para envio de SMS é 28593.
A companhia também recomenda que, em casos de temporais, é fundamental manter distância de locais com fios caídos ou postes danificados.
Da Redação
TOLEDO