Copel e C.Vale compartilham planejamento com foco no cliente
Estimated reading time: 6 minutos
Reunidos na sede da C.Vale, em Palotina, os presidentes da Copel, Daniel Slaviero, e da cooperativa agroindustrial, Alfredo Lang, alinharam o planejamento conjunto das empresas para o fornecimento de energia de qualidade, com foco no cliente e no suporte ao crescimento da região. O encontro foi na terça-feira,16.
Para Slaviero, é positiva a aproximação entre duas empresas paranaenses empenhadas no desenvolvimento. “O trabalho da C.Vale é um orgulho para o nosso Estado. É uma empresa de crescimento constante, que gera riqueza não somente para a região Oeste, mas para todo o Paraná”, afirma.
“Viemos tomar conhecimento o plano de investimentos da cooperativa para os próximos dez anos. Cabe à Copel dar o suporte necessário, seja em razão dos eventos climáticos, seja pelo crescimento que essa região tem. É muito acima da média do Paraná, que já é acima do restante do Brasil”, reforçou o presidente da Copel.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, ressaltou a importância do fornecimento de energia de qualidade para o desenvolvimento regional. “Vemos que a Copel quer o desenvolvimento, assim como nós. E sem energia, isso não existe”, afirma.
Para Lang, os investimentos que a Copel tem realizado e a transparência das informações da companhia dão segurança à expansão dos projetos de industrialização. “Assim, temos um norte, sabemos o quanto podemos avançar”, destaca.
No encontro com o presidente e diretores da empresa, as lideranças da Copel detalharam os investimentos da companhia na região e conheceram o plano decenal de energia da C.Vale, que prevê reforços estruturais para atender às demandas futuras dos associados na área de atuação da cooperativa.
Em 2025, a Copel investiu R$ 523 milhões no Oeste do Paraná, incluindo redes de média tensão, subestações, linhas de distribuição de alta tensão e recursos destinados aos medidores inteligentes. Os investimentos beneficiam tanto as áreas urbanas quanto as rurais, buscando oferecer energia elétrica de qualidade às demandas da agroindústria e de novos empreendimentos que estão se instalando na região.
O diretor-geral da Copel Distribuidora, Marco Antônio Villela de Abreu, destacou que o foco da C.Vale no cooperado é convergente aos valores Copel. “Para a Copel, cada cliente importa”, ressaltou.
COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES – O plano energético da C. Vale para os próximos dez anos destaca o crescimento acelerado da Oeste do Paraná nas últimas décadas. Uma expansão que se deve, principalmente, à agroindustrialização, à mecanização do campo, entre outros fatores.
“A parceria estratégica entre C.Vale e Copel é fundamental para transformar as projeções de crescimento em realidade operacional, garantindo que a infraestrutura elétrica acompanhe o desenvolvimento industrial da região”, destaca o plano.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Alinhada às demandas crescentes, a cooperativa pretende informar com antecedência os investimentos à Copel. O compartilhamento prévio das projeções de crescimento, segundo a C.Vale, permite à companhia de energia planejar reforços estruturais com tempo adequado, evitando problemas e garantindo continuidade do fornecimento.
Conforme o planejamento energético definido pela C.Vale, os investimentos em infraestrutura elétrica são planejados com prazos de três a cinco anos, entre concepção e energização. A antecipação de demandas é essencial para evitar gargalos que possam comprometer a expansão industrial.
Dentro deste contexto, a parceria com a Copel prevê estudos técnicos conjuntos como análises de fluxo de potência, verificação de contingências e dimensionamento de infraestrutura para atender o crescimento de longo prazo com confiabilidade.
A cooperativa prevê, ainda, a coordenação com órgãos reguladores e o planejamento integrado aos ciclos tarifários para viabilizar investimentos necessários dentro do marco regulatório do setor elétrico.
VISITA – Na C. Vale, em Palotina, os representantes da Copel visitaram os abatedouros de aves e de peixes e a esmagadora de soja. Durante o percurso, o presidente e diretores da companhia puderam conhecer detalhes sobre o controle de qualidade, o compromisso com a sustentabilidade, a tecnologia empregada e o padrão de excelência das operações.
Eles foram acompanhados dos diretores Industrial da C.Vale, Reni Eduardo Girardi; Financeiro, Marcelo Afonso Riedi; de Comercialização, Alexandre Tormen; e dos gerentes Departamento Contábil, Nelson Beltrame; do Abatedouro de Aves, Neivaldo Francisco Burin; do Abatedouro de Peixes, Jair Ederson de Sordi; e da Esmagadora de Soja, Samuel Rubert.
C.VALE – Criada em Palotina, em 1963, a C.Vale é uma das maiores cooperativas da América Latina, com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo e Paraguai. Possui 201 unidades de negócios, mais de 28 mil associados e mais de 15 mil funcionários. Teve um faturamento de quase R$ 22 bilhões em 2024.
A cooperativa destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, e atua na prestação de serviços, com mais de 500 profissionais que dão assistência agronômica, veterinária, comercial e operacional aos associados. A C.Vale também financia a produção, garantindo crédito aos cooperados.
A empresa comercializa insumos, peças, acessórios e revende máquinas agrícolas, assegurando preços mais competitivos aos associados. Além disso, mantém uma rede de supermercados, com dez lojas nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
COMITIVA – Em visita à sede da C.Vale, em Palotina, o presidente da Copel foi acompanhado do diretor-geral da Distribuidora, Marco Antônio Villela de Abreu; o diretor Comercial da companhia, Julio Omori; o diretor de Comunicação, David Campos; o gerente de Projetos Executivos, Eloir Joakinson Junior e o Gerente-executivo de Operação de Campo Oeste, Carlos Eduardo Galina.
De parte da cooperativa, acompanharam a equipe da Copel o diretor executivo Édio José Schreiner; o vice-presidente, Ademar Luiz Pedron; o secretário, Walter Andrei Dal Boit; o diretor de Produção, Luciano Trombetta; o gerente de Engenharia e Projetos, Allan Correia Benedicto; e o supervisor de Gestão e Comercialização de Energia, Felipe Ferreira.
PALOTINA