Coral Encanto de Viver inaugura sede e retoma bazares na Vila Operária
Estimated reading time: 6 minutos
O Coral Encanto de Viver – Vidas Transformadas pelo Câncer e pelo Canto, de Toledo, terá semana especial com inauguração de sua sede hoje (29) e retomada dos Bazares Solidários Semanais na sexta-feira, dia 31 de outubro. A cerimônia de inauguração será às 19h, na Rua 1º de Maio, 370, na Vila Operária, com a presença do prefeito Mário Costenaro, vice-prefeito Lúcio de Marchi, vereador Bruno Radunz, secretários municipais e outras autoridades, além de dirigentes e coralistas. A retomada dos Bazares Solidários será das 8,0h às 17h30, sem intervalo para o almoço, com a venda de confecções masculinas, femininas e infantis, novas ou usadas, mas sempre em bom estado, calçados, acessórios, utensílios domésticos, brinquedos, roupas de cama, mesa e banho e outras utilidades, com valores a partir de um real a unidade e possibilidade de pagamento em dinheiro, cartões de crédito ou débito e pix.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A concessão do imóvel aconteceu em cerimônia realizada no dia 17 de setembro de 2025, no Gabinete da Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro, vice-prefeito Lucio de Marchi, vereador Bruno Radunz, secretários municipais e dirigentes da entidade beneficiada, com assinatura do Decreto de Nº 1.622/2025, autorizando o Coral Encanto de Viver a utilizar imóvel integrante do patrimônio público municipal. No documento foi outorgada ao Coral Encanto de Viver, inscrito no CNPJ nº 32.371.218/0001-49, permissão de uso parcialmente compartilhado da fração de 50%, correspondente à parte Norte, do lote urbano nº 331 da quadra nº 01, da Rua 1º de Maio, contendo edificação com 256,75m², na Vila Operária, em Toledo, integrante do patrimônio público municipal, Matrícula nº 57.779 do 1º Serviço de Registro de Imóveis da Comarca.
A permissão de uso do imóvel é por tempo indeterminado e destina-se ao funcionamento da sede do permissionário, realização de Bazares Solidários, ensaios e apresentações do coral e desenvolvimento de projetos culturais, artísticos, sociais, educacionais e de sustentabilidade. Dois dias depois foi formalizada a concessão do imóvel, com a entrega das chaves às dirigentes e integrantes da instituição, pelo vice-prefeito Lúcio de Marchi, vereador Bruno Radunz e secretários municipais.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
HISTÓRIA DO CORAL – A Associação Coral Encanto de Viver foi criada em cinco de novembro de 2018, por iniciativa de grupo de senhoras, da cidade e interior, que trataram ou estão tratando diversos tipos de câncer ou familiares. Conta ainda com suas famílias, amigos e voluntários dispostos a ajudar as pacientes e contribuir com a iniciativa, sem finalidades lucrativas. O lema do coral é: “Sou pássaro procurado, não pelo encanto que tenho, mas pelo canto que trago!” de autoria do saudoso cantor gaúcho César Passarinho e suas finalidades são desenvolver a arte do canto em grupo, promovendo integração, alegria e motivação, através da solidariedade e cooperação entre integrantes da entidade. Da mesma forma, estimular o desenvolvimento da memória, vocação musical e postura corporal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, confiança, otimismo e socialização de mulheres, homens, jovens e crianças, que passaram ou estão passando pelo câncer ou têm familiares enfrentando a enfermidade.
OBJETIVOS DOS BAZARES – Além de Bailes Rosas anuais, durante a Campanha Outubro Rosa, o Coral Encanto de Viver promove bazares solidários agora em sua nova sede nas terças e sexta, das 13h30 às 17h30, com os objetivos de fortalecer e ampliar o sentimento de solidariedade e caridade entre todos os segmentos da comunidade e beneficiar pessoas e famílias de baixa renda. Os produtos comercializados são recebidos através de doações de lojas, famílias, instituições comunitárias e pessoas solidárias, devidamente selecionadas e organizadas pelas dirigentes, coralistas e voluntárias, antes de serem expostos para avaliação, seleção e aquisição pelas pessoas interessadas.
Da mesma forma são recebidos donativos em pontos tradicionais, como o Supermercado Allmayer da Vila Industrial, sede da instituição e residências de dirigentes e coralistas. Com os recursos obtidos na comercialização das peças doadas, o coral mantém suas atividades e projetos sociais e culturais, como ações beneficentes e apresentações, apoiando a prevenção do câncer, uma das principais finalidades da instituição. Para assegurar o sucesso e benefícios sociais dos bazares, dirigentes e integrantes do coral se empenham na solicitação, busca e organização de doações para adultos e crianças, procurando atender as necessidades da população necessitada.
O coral é entidade de utilidade pública, conforme legislação municipal, está legalmente registrada, dispondo de CNPJ e conta bancária, para facilitar a documentação e tornar mais transparentes suas atividades e operações, especialmente em ações beneficentes que contam com a colaboração de empresas, instituições e pessoas da comunidade. Sob a coordenação do regente José Luís Napanga Castro, os ensaios do coral são realizados em sua sede nas quartas-feiras, às 19h. Maiores informações sobre as finalidades e ações do coral podem ser obtidas na sede da instituição, em página no Facebook no nome da instituição, no Instagram: coralencantodeviver; e pelo e-mail: coralencantodeviver@gmail.com. Da mesma forma pelos telefones/whatsapp 99912-3297, do Coral; 99908-6076, da presidente da entidade Arlete Uliz Haupt; 99962-3989, da 1ª secretária Veronica Mareth; e 99800-4710, da relações públicas Eliane (Lia) Krzyonoski.
TOLEDO