Heptacampeão, Corinthians amplia hegemonia no Brasileirão Feminino A1

Estimated reading time: 5 minutos
Com a conquista do heptacampeonato na manhã desse domingo (14), o Corinthians ampliou sua hegemonia no Brasileirão Feminino A1. Vencedor das últimas seis temporadas e da edição de 2018, o Timão aumentou a diferença para a Ferroviária-SP, que levantou a taça em 2014 e 2019 e é a segunda maior campeã.
Para fazer a festa dos mais de 40 mil torcedores presentes na Neo Química Arena, as Brabas venceram o forte Cruzeiro pelo placar mínimo: 1 a 0. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, Thais Ferreira, em seu primeiro ano no Corinthians, colocou seu nome na história ao anotar o gol do título, marcado aos quatro minutos do segundo tempo. No duelo de ida, os finalistas empataram por 2 a 2.

O presidente da CBF, Samir Xaud, acompanhou a final e participou da cerimônia de premiação, assim como o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, o diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, a coordenadora de Seleções Femininas, Cris Gambaré, e Castellar Neto, que já foi mandatário da Federação Mineira e vice-presidente da CBF.
“Mais uma vez, o futebol feminino mostrou sua força. Diante de um grande público nas arquibancadas, a final foi uma verdadeira festa do esporte, marcada por emoção, qualidade técnica e a entrega das jogadoras. Parabéns ao campeão, Corinthians, e também ao Cruzeiro, que fez uma campanha histórica e engrandeceu ainda mais essa final”, destacou Samir Xaud.

Nesta edição, a CBF reforçou seu investimento na principal competição feminina do país, incrementando em 20% os valores de cotas de participação e premiação aos 16 clubes participantes.
Embora tenha sido o sexto campeonato obtido pela equipe, a lateral-esquerda e capitã corinthiana, Tamires, destacou que este foi o mais difícil da série vitoriosa e ressaltou a força do clube do Parque São Jorge.

“Com certeza foi o mais difícil. A cada ano vai ficando mais difícil, e o Corinthians vai mostrando porque é somos a referência e a potência. O que fazemos aqui tem que ser exemplo para todos os clubes do Brasil.”
O vice-campeonato do Cruzeiro ressalta também o crescimento da competitividade na modalidade. As Cabulosas mostraram sua qualidade e ficaram perto de garantir seu primeiro título na competição, tendo realizado a melhor campanha da história do futebol feminino mineiro.
“Não podemos deixar de exaltar toda nossa trajetória. Terminamos em primeiro lugar, chegamos em uma grande final, fizemos uma linda festa em Belo Horizonte, fizeram uma linda festa aqui também. Acho que isso é para ser exaltado. E, obviamente, é aprender com o dia de hoje para que lá na frente a gente possa sobressair e buscar o título. O time merece os parabéns por toda a trajetória, não só pelo jogo de hoje”, disse Byanca Brasil, camisa 10 e capitã cruzeirense.

Veja todos os campeões do Brasileirão Feminino A1:
2025 – Corinthians
2024 – Corinthians
2023 – Corinthians
2022 -Corinthians
2021 – Corinthians
2020 – Corinthians
2019 – Ferroviária-SP
2018 – Corinthians
2017 – Santos
2016 – Flamengo
2015 – Rio Preto-SP
2014 – Ferroviária-SP
2013 – Centro Olímpico-SP