Correios homenageia os 150 anos do Elevador Lacerda com Emissão Postal Comemorativa

0 203

Na última sexta-feira (8), data em que o Elevador Lacerda completa 150 anos, os Correios lançam a Emissão Postal Comemorativa em homenagem ao monumento turístico que simboliza a importância da mobilidade urbana, como também a riqueza cultural da capital baiana, Salvador. 

Em razão do desnível da cidade, as pessoas se locomoviam usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava o dia a dia da população, tornando o uso de guindastes a única solução para o transporte de cargas em Salvador. Assim, o engenheiro baiano Antônio de Lacerda – idealizador e construtor do monumento – sugeriu a construção do elevador, que começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ser concluído. Considerada uma notável realização da engenharia à época, a estrutura conta com duas torres e quatro elevadores e atravessa a Baía de Todos os Santos, ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa, com vista para o Porto de Salvador. Ao longo dos anos, o Elevador Lacerda evoluiu de uma simples solução de transporte para um dos principais pontos turísticos da cidade. Milhares de turistas visitam o equipamento todos os anos para apreciar a vista panorâmica. 

Além de ser o primeiro elevador urbano do mundo, o monumento era também o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura. Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, hoje apresenta uma estrutura de 72 metros de altura e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019.

O SELO – A emissão traz uma vívida imagem do Elevador Lacerda por meio de fotografia panorâmica capturada do alto da cidade. Para formar a imagem, foi usado um se-tenant, isto é, quando selos diferentes unidos entre si intencionalmente formam um conjunto. O método traz o simbolismo de unir em dois selos a Cidade Alta e a Cidade Baixa, conectadas por essa estrutura monumental que é um dos principais cartões-postais de Salvador. Do lado esquerdo está a robusta construção localizada na Cidade Alta, e do lado direito, a torre com as cabines de elevadores que descem até o nível da Cidade Baixa.

A plataforma de observação conecta os dois selos e proporciona a deslumbrante vista do pôr do sol inundando suas vidraças. Também é possível ver a Baía de Todos os Santos e uma visão única da rica paisagem urbana de Salvador. As técnicas usadas foram fotografia, feita por Igor Santos, e computação gráfica.

A emissão filatélica, que já está disponível na loja virtual dos Correios, tem tiragem de 120 mil selos. A folha possui 12 selos, com tarifa de R$ 2,45 cada selo, totalizando R$ 29,40. Mais informações sobre o selo também no Blog da Filatelia.

BRASÍLIA

Deixe um comentário