Corrida da PCPR reforça sustentabilidade e integração com a comunidade
Estimated reading time: 5 minutos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) mantém seu compromisso não apenas com a segurança pública, mas também com a preservação do meio ambiente. Por meio de ações educativas, projetos sustentáveis e parcerias institucionais, a Instituição contribui para a conscientização e adoção de práticas voltadas à proteção dos recursos naturais em delegacias de todo o Paraná.
A XVIII edição da Corrida da PCPR no dia 28 de setembro reforça a responsabilidade ambiental, social e a integração com a comunidade, comemorando os 172 anos da PCPR. O evento tem cinco missões principais: conscientização sobre crimes ambientais; sustentabilidade institucional, com uso de materiais recicláveis; visibilidade ao trabalho ambiental da PCPR; solidariedade, com arrecadação de rações para instituições de animais resgatados; e integração com a comunidade.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Os interessados ainda podem se inscrever no site da empresa organizadora. Cada inscrito receberá kit com medalha, chip de cronometragem, número de peito, alfinetes e sacola de papel reciclável. Na Cãominhada, o kit pet inclui bandana e comedouro. A camiseta do evento pode ser adquirida separadamente durante a inscrição. Dúvidas podem ser enviadas para corridadapcpr@pc.pr.gov.br.
Entre as outras iniciativas estão ações policiais, apoio a projetos, eventos educativos e palestras para crianças, adolescentes e adultos, além da participação em eventos interestaduais e internacionais. Essas atividades reforçam o papel da PCPR como agente de transformação social, atuando de forma integrada com a comunidade e órgãos públicos.
As práticas de preservação ambiental estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente na promoção de cidades mais sustentáveis e no combate às mudanças climáticas.
“Investimos constantemente na ampliação do efetivo e na qualificação dos nossos servidores para garantir mais estrutura, preparo e eficiência no atendimento à população. Ao atuar de forma integrada com a comunidade e promover ações voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar social, reforçamos que proteger a vida em todas as suas formas é uma missão de todos nós”, destaca o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.
AÇÕES POLICIAIS – As ações de proteção ambiental da PCPR se estendem por todo o Paraná. Em abril, em Arapongas, mais de 5 mil aves, além de coelhos e porquinhos-da-índia, foram resgatados em situação de maus-tratos. Recentemente, a PCPR ganhou destaque nacional em operação que resgatou mais de mil animais e prendeu 16 pessoas, simultaneamente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, resultado de investigação sobre tráfico internacional de espécies silvestres e exóticas.
A atuação da PCPR também se destaca a nível nacional e internacional. A instituição ministrou cursos de investigação de maus-tratos em Mato Grosso, representou o Brasil em capacitação sobre mudanças climáticas nos Estados Unidos e participou de evento da ONU em Nova York sobre combate ao tráfico de animais, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar animal.
A constante atuação da PCPR na preservação da natureza e no combate aos crimes ambientais também é resultado de investimentos do Governo do Paraná. Em 2024, foram contratados 686 novos policiais civis, a maior renovação de efetivo da história da Instituição.
Esse reforço soma-se aos 1.624 servidores incorporados desde 2019, garantindo mais estrutura, preparo e efetividade no atendimento à população e na proteção ambiental.
PCPR NA COMUNIDADE – Em agosto, o projeto PCPR na Comunidade realizou ações de conscientização sobre o meio ambiente, com a participação de 10,2 mil pessoas em pontos estratégicos da Capital. Foram distribuídos materiais informativos, realizadas exposições de viaturas e equipes da PCPR estiveram nos locais para dialogar com o público sobre os serviços da polícia voltados à proteção ambiental. Atividades de conscientização também incluem palestras em escolas e orientações a tutores de animais.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PROJETOS – A PCPR apoia iniciativas de preservação ambiental e causa animal, como o projeto Tampinha do Bem, que arrecada tampinhas plásticas para custear castrações de cães e gatos. A ação terá ponto de coleta na XVIII Corrida da PCPR, permitindo que participantes contribuam de forma simples e solidária.
A advogada e coordenadora do projeto, Andrea Hartmann, destaca que a participação popular é essencial. “Quanto mais tampinhas forem arrecadadas, mais castrações serão realizadas, reduzindo o abandono animal”, diz.
Uma iniciativa semelhante funciona na 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, com ponto fixo de coleta para o projeto Recicla Pets, também voltado à castração animal.