Corridas impulsionam esporte, saúde, turismo e economia em Toledo

Estimated reading time: 7 minutos

As provas de corridas em Toledo vão além de um simples desafio esportivo; elas funcionam como importantes propulsoras da economia e do turismo local. Com o objetivo de consolidar ainda mais esse impacto, dois Projetos de Lei apresentados à Câmara Municipal buscam incluir no Calendário Oficial de Eventos da cidade: a “Prova 24 Horas Dr. Torao Takada” e a “Meia Maratona do Rotary”. Ao garantir visibilidade e atração de atletas e turistas, a medida promete fortalecer o comércio local e colocar Toledo no mapa de grandes competições esportivas. Os projetos foram votados durante sessão ordinária realizada na última segunda-feira (8).

O Projeto de Lei nº 193/25, apresentado pelo vereador Professor Oseias, visa incluir a Meia Maratona de Toledo no Calendário Oficial de Eventos da cidade, um marco importante para o município, que em 2026 celebrará o Jubileu de Prata deste evento.

Segundo o vereador Professor Oseias, a Meia Maratona não é apenas um evento esportivo, mas um movimento que gera grande impacto econômico e social. “O evento atrai corredores, suas equipes e famílias, gerando um significativo retorno financeiro para Toledo, especialmente nas redes hoteleiras, além de impulsionar o turismo esportivo”.

O vereador enfatizou que, o Rotary ao organizar a Meia Maratona, a cidade não só promove a prática de Esportes e da Saúde, mas também gera um movimento econômico que valoriza o município e sua Infraestrutura. “O Rotary, que sempre teve uma participação importante na organização, se mostra mais uma vez preocupado com o bem-estar da sociedade e com a valorização da saúde e do turismo”.

A Meia Maratona de Toledo, além de ser um grande evento esportivo, é também uma plataforma de engajamento social, que incentiva a prática esportiva e o fortalecimento do turismo na cidade.

O parlamentar Professor Oseias parabenizou o Rotary pela organização do evento e destacou a participação de patrocinadores e corredores. Ele ainda reafirmou a importância de se pensar na saúde, no turismo e no retorno financeiro gerado pela prova. “Parabenizo a organização e as entidades, como as cooperativas de crédito”.

A vereadora Professora Marli, em sua fala, destacou o sucesso da Meia Maratona e enfatizou que no próximo ano o evento completará 25 anos. Ela ressaltou o impacto positivo da prova no município, destacando o trabalho contínuo da Associação Correr Toledo e da professora Sandra Schossler que há anos se dedica à parte técnica da corrida.

INICIATIVA – O Projeto de Lei foi aprovado em unanimidade pelos vereadores. A Meia Maratona de Toledo é reconhecida como um dos maiores eventos esportivos no município e a aprovação unânime do Projeto de Lei é um reflexo do apoio da Câmara Municipal a iniciativas que contribuem para a saúde e o desenvolvimento econômico de Toledo.

O vereador Valtencir Careca parabenizou a aprovação e fez questão de ressaltar o papel fundamental do Rotary na promoção do esporte e no incentivo à prática de atividades físicas. Ele salientou a importância do evento para a qualidade de vida e da longevidade.

O vereador Ricardo Santos destacou a relevância da Meia Maratona como uma bandeira do Rotary, que busca contribuir cada vez mais para a valorização do esporte e o bem-estar da comunidade.

O vereador Professor Oseias, por fim, agradeceu a todos os colegas vereadores e ao Rotary, e enfatizou que a Meia Maratona de Toledo não é apenas um evento esportivo, mas também uma vitrine para a cidade ao promover saúde, turismo e inclusão social. “Contem com esta Câmara para apoiar cada vez mais iniciativas como essa”.

O vereador Sergio Japonês mencionou os benefícios da prática da corrida, que vão além do físico. “A corrida impacta positivamente a saúde cardiovascular, a resistência e o controle de peso”. Ele afirmou ainda o impacto psicológico do esporte, que auxilia emocionalmente na redução de peso e promove o acolhimento de pessoas de diversas classes sociais. “A Meia Maratona é um exemplo que pode ser replicado em todo o país e no mundo”, finalizou.

24 HORAS – Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 205/2025, que inclui a “Prova 24 Horas Dr. Torao Takada” no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposta foi apresentada pela vereadora Professora Marli (MDB), que, na época enquanto secretária de Esportes e Lazer de Toledo, foi uma das idealizadoras do evento, que teve sua primeira edição em meados de 2013/2014.

Ela recordou que com a participação de mais de quatro mil atletas, a prova é realizada em uma pista emborrachada e homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo e os seus resultados são válidos para competições internacionais. “A cada ano, o evento cresce em popularidade e merece o reconhecimento oficial devido ao seu impacto e relevância para a cidade”.

Durante a discussão da proposta, o vereador Roberto de Souza destacou a importância do evento para a economia local, já que atrai participantes de outras cidades e gera um ‘aquecimento sazonal’ no comércio de Toledo. “A corrida se tornou referência e é fundamental que esteja registrada no calendário oficial, para que mais pessoas conheçam e participem da corrida”, afirmou. Ele também revelou que tem participado de várias edições, mas pretende se preparar melhor para a próxima.

O vereador Jairo Cerbarro, por sua vez, expressou surpresa de que a prova ainda não estivesse no calendário oficial do município. O parlamentar enfatizou o caráter histórico da aprovação do projeto. “Estamos fazendo história ao aprovar esta medida”.

Para o vereador Sérgio Japonês, a corrida traz diversos benefícios, entre eles o desenvolvimento do comércio local e para a união da comunidade. “O esporte não só promove o desenvolvimento individual, mas também favorece a coletividade”. Ele ressaltou a importância de apoiar iniciativas que beneficiem a população.

Por fim, o vereador Bruno Radunz fez uma homenagem ao Dr. Torao Takada, médico e grande incentivador da corrida em Toledo. “Ele se destaca em seu trabalho tanto na saúde quanto no esporte. O médico salva vidas e também leva o nome de Toledo para todo o Brasil. O evento é uma verdadeira vitrine para o nosso município”.

A proposta foi aprovada por unanimidade e marca um importante passo para o reconhecimento oficial de um evento que, além de promover o esporte, também contribui para o fortalecimento da economia e da identidade de Toledo.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.