Colégio do Paraná recebe visita de cosmonautas russos em ação que une ciência e filantropia

Estimated reading time: 6 minutos

O Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Foz do Iguaçu, no Oeste, viveu uma manhã histórica nesta terça-feira (16), ao receber o projeto internacional Art Rocket, iniciativa que une ciência, arte e filantropia em apoio a crianças com câncer. A ação, promovida por fundações de caridade e divulgação científica com o apoio da agência espacial russa Roscosmos, trouxe ao Brasil o cosmonauta Denis Matveev e a cosmonauta pesquisadora Anastasia Stepanova, ambos nomes de peso da exploração espacial mundial.

A escola iguaçuense, que hoje integra o programa Parceiro da Escola, do Governo do Estado, foi a única instituição de ensino no Estado a sediar o evento, que integra a programação do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantil. A parceria foi viabilizada após contato do diretor da instituição, Thiago Barbieri, e do representante da Tom Educação, Sérgio Walach Ribeiro, com os organizadores. Conforme os gestores, a visita teve grande importância para motivar e apoiar estudantes da escola que estão em tratamento contra a doença.

“Estamos orgulhosos, pois fomos o único colégio estadual de Ensino Fundamental e Médio no Brasil a receber essa visita tão especial. Nada disso seria possível sem o apoio da Tom Educação, que é parceira de nossa escola, e do nosso coordenador administrativo, que viabilizaram toda a logística para que este evento se tornasse realidade”, afirmou Barbieri. “Foi um dia de aprendizado, inspiração e celebração para toda a nossa comunidade escolar”.

Durante o evento, professores, alunos e membros da comunidade puderam conhecer mais sobre a experiência profissional dos cientistas espaciais. Considerado um herói da exploração espacial russa, Denis Matveev integrou a Roscosmos até 2024 e chegou a passar 195 dias fora da Terra durante uma viagem à Estação Espacial Internacional, em 2022. Já Anastasia Stepanova, russa radicada nos Estados Unidos, é jornalista espacial, engenheira e pesquisadora, além de ter integrado o programa internacional Sirius-19, que realizou missões espaciais simuladas, na Terra.

A ação também buscou aproximar os alunos do universo espacial por meio da arte. Crianças e adolescentes de diferentes idades produziram desenhos com tema do espaço, que serão enviados a bordo de um foguete russo Soyuz em sua próxima missão à Estação Espacial Internacional. Além disso, o artista PAS organizou uma performance artística interativa em grafitti nos muros do colégio, também com temática espacial.

REPERCUSSÃO – A visita emocionou pais e estudantes. Erick Ramos, da 3ª série do Ensino Médio destacou o impacto do projeto. “É uma oportunidade única de conhecer pessoas de outros países, com muito conhecimento e que foram até para fora do planeta. Tudo isso é muito aprendizado. Um evento dessa magnitude vai ajudar para que as pessoas mudem sua visão sobre a ciência”, disse.

Apaixonado pelo tema, Erick contou que sempre teve curiosidade sobre astronomia. “Eu sempre tive interesse em saber um pouco mais sobre o espaço. Descobrir a formação do planeta, como funcionam as galáxias e tudo mais”, afirmou.

Para Fábio Ramos, pai de Erick, o encontro ficará marcado na memória. “Quando me falaram que iria ter a presença de astronautas, eu falei: deixa eu ir lá só para matar a curiosidade de ver alguém que já tenha ido para o espaço. Para mim é fenomenal, e a escola está sendo agraciada com isso. É um incentivo para as crianças estudarem, já que o conhecimento é tudo. O resto eles pegam com a vida, mas aqui é a base”, disse.

No Ensino Fundamental, a empolgação também foi grande. A aluna Ana Beatriz, do 7º ano, revelou que o encontro resgatou boas lembranças. “Quando fiquei sabendo desse evento eu gostei bastante, porque quando eu era pequena assistia muita coisa de astronauta. E meu sonho é ser policial científica, então presto bastante atenção nas aulas de ciências”, disse.

APOIO GLOBAL – O projeto Art Rocket é promovido pela fundação de caridade Unity, que oferece apoio psicoemocional a crianças e adultos com câncer, e pela MoonDAO, organização que financia projetos educacionais e de divulgação científica.

Além da Roscosmos, a ação conta com apoio de RSC Progress, Fundo Presidencial para Iniciativas Culturais, Fundo Gorchakov, Embaixada da Federação Russa no Brasil, além de instituições brasileiras como o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Agência Espacial Brasileira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Habitat Marte e organizações de apoio a crianças com câncer, como a Abrace.

Unindo arte, ciência e solidariedade, a iniciativa busca inspirar jovens estudantes a expandirem seus horizontes e a desenvolverem interesse pela pesquisa científica, pela exploração espacial e pelo compromisso social.

O Brasil é o 12º país a participar, com atividades em quatro cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Natal e Foz do Iguaçu. No total, mais de 200 crianças com câncer, 800 estudantes, pacientes adultos e médicos brasileiros estão envolvidos na experiência. Em âmbito global, o projeto já reuniu mais de 3.500 crianças com 25 astronautas e cosmonautas.

PARCEIRO DA ESCOLA – Criado por meio de lei estadual, em 2024, o programa Parceiro da Escola otimiza a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas por meio de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional. Atualmente, 82 escolas estaduais do Paraná são geridas em parceria com as empresas Apogeu, Tom Educação ou Impulso, que atuam em áreas como limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte administrativo. A iniciativa permite que diretores e equipe pedagógica da escola se dediquem integralmente a questões pedagógica, incluindo o apoio ao trabalho dos professores, o acompanhamento do desempenho dos alunos e o contato com a comunidade escolar.

AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.