Prefeito Mario Costenaro avalia 2025 como ano de ajustes, projetos e cuidado com a cidade

Estimated reading time: 8 minutos

O ano de 2025 marcou o início da gestão do prefeito Mario Costenaro e do vice-prefeito Lucio de Marchi em Toledo. Um período de começo duplo: de ano e de governo. Entre demandas antigas da população, expectativas elevadas e a necessidade de responsabilidade fiscal e administrativa, a nova gestão iniciou seu trabalho equilibrando o desejo de avançar com a obrigação de reorganizar e planejar os primeiros passos do mandato.

No primeiro ano da gestão, a administração municipal se deparou com pedidos antigos, desafios herdados e a expectativa por mudanças rápidas. O início do mandato exigiu cautela: foi preciso entender a máquina pública, ajustar prioridades e construir bases sólidas para os próximos anos.

Ao avaliar o primeiro ano de sua gestão, o prefeito de Toledo Mario Costenaro destaca que 2025 foi marcado por esperança, expectativas e pela responsabilidade de lidar com o tempo e a burocracia da administração pública. Segundo ele, o início do governo trouxe o desejo de colocar em prática os projetos idealizados durante a campanha, ao mesmo tempo em que foi necessário compreender os limites e os processos da máquina pública.

“Quando a população nos escolhe, ela deposita aspirações e espera que as demandas se resolvam o mais breve possível. Nós também entramos na gestão com essa expectativa de fazer o que desejamos e acreditamos”, afirma o prefeito.

Costenaro ressalta que o primeiro ano foi intenso, especialmente na elaboração de projetos, o que, em alguns momentos, causou perplexidade diante da complexidade dos trâmites burocráticos. “Muitas vezes esbarramos no tempo, mas foi um ano de muita intensidade. Fizemos muitas ações e temos a convicção de que escolhemos o caminho certo”, completa.

SATISFAÇÃO – O prefeito avalia o período com um misto de satisfação e reflexão. “Chego contente diante de tantas realizações. Em alguns momentos fico feliz pelo o que conseguimos fazer, em outros, triste por não termos conseguido executar tudo aquilo que imaginávamos neste primeiro ano”, pontua.

Entre as ações visíveis à população, Mario Costenaro destaca os cuidados com a cidade ao longo de 2025. Para ele, uma cidade bem cuidada reflete diretamente na qualidade de vida e na felicidade das pessoas. “Cidade bem cuidada é cidade mais feliz”, afirma. Ele cita ainda as melhorias realizadas desde o início do ano, como a reorganização de rotatórias, a revitalização de chafarizes e ações de conservação urbana.

A atenção a regiões com grande ocupação, como a Vila Paulista, também foi ressaltada pela gestão, com investimentos em iluminação pública e manutenção dos espaços urbanos. “Manter a cidade iluminada, conservada e organizada é parte do cuidado com a ‘máquina’ pública, algo que perseguimos desde o começo da nossa gestão”, destaca o gestor.

Costenaro reforça ainda que o apreço pelo patrimônio público é um dos pilares do governo municipal. Segundo ele, o cuidado com os espaços urbanos contribui para que a população se aproprie mais dos ambientes públicos, fortalecendo o convívio social e a sensação de pertencimento. “Nada se faz sozinho. Estamos trilhando um belo caminho e o cuidado com a cidade faz com que as pessoas se aproximem mais e valorizem os espaços que são de todos”, finaliza o prefeito.

Da Redação

TOLEDO

O diálogo entre os Poderes é um pilar da gestão municipal  Crédito: Arquivo JO/Marcelo Rocha
O diálogo entre os Poderes é um pilar da gestão municipal Crédito: Arquivo JO/Marcelo Rocha

Gestão destaca diálogo com Legislativo e Governo do Estado e projeta cenário de prosperidade para Toledo

O prefeito de Toledo Mario Costenaro destaca a importância do diálogo permanente com o Poder Legislativo e com as secretarias do Governo do Estado como um dos pilares da atual gestão. Ele explica que a construção do projeto administrativo teve a participação ativa de representantes políticos, o que fortaleceram as decisões e os encaminhamentos adotados ao longo de 2025.

Costenaro agradeceu o apoio e a proximidade com o deputado federal Dilceu Sperafico e do deputado estadual Hussein Bakri, além de outros parlamentares que, de acordo com o prefeito, tiveram papel relevante na elaboração do projeto de gestão e atuam de forma participativa, oferecem orientações e trabalham de maneira conjunta nos processos administrativos. “Eles têm estado ao nosso lado, contribuem com diálogo e responsabilidade”, destaca.

Um dos pontos enfatizados pelo prefeito foi a devolução de mais de R$ 4 milhões por parte do Poder Legislativo ao Executivo Municipal. Para Costenaro, o gesto demonstra compromisso com o uso responsável dos recursos públicos. “Essa devolução mostra o cumprimento e a responsabilidade do Legislativo com o dinheiro público”, declara.

AUTONOMIA – O prefeito também salienta à autonomia entre os Poderes e explica que algumas sugestões foram apresentadas pela Câmara de Vereadores quanto à destinação dos recursos devolvidos.

Costenaro comenta que as orientações serão respeitadas e os valores aplicados de forma transparente. Entre as destinações previstas, R$ 500 mil serão investidos na causa animal, conforme sugestão do Legislativo. O tema, segundo Costenaro, foi debatido em diálogo com a parlamentar Olinda Fiorentin e demais vereadoras, além dos vereadores da base, que apresentaram indicações para a aplicação dos recursos.

“Esse recurso devolvido é do povo de Toledo e será aplicado ao povo de Toledo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população”, reforça o prefeito.

PROSPERIDADE – Ao projetar o ano de 2026, Mario Costenaro afirma ter a convicção de que Toledo segue em um caminho de prosperidade. Embora reconheça os desafios, o prefeito destaca a qualificação da equipe de governo e o envolvimento da sociedade no processo de gestão. Ele também salienta a importância do diálogo com os entes federativos e elogia a postura do Governo do Estado do Paraná, especialmente do governador, em ampliar investimentos no interior, com atenção especial à região Oeste. “Essa relação fortalece os projetos e cria oportunidades para o desenvolvimento do município”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

O programa foi adotado pela atual gestão para estar mais próxima da comunidade  Crédito: Wanderson Schumacher
O programa foi adotado pela atual gestão para estar mais próxima da comunidade Crédito: Wanderson Schumacher

Prefeitura na Rua aproxima gestão da comunidade e destaca foco nas pessoas

A aproximação entre o Poder Público e a população tem sido uma das marcas da atual gestão municipal em Toledo, especialmente por meio do programa Prefeitura na Rua. A iniciativa cria um ambiente diferenciado de diálogo, incentiva a convivência comunitária e fortalece a construção coletiva de soluções para os desafios locais.

Com foco nas pessoas, o projeto promove uma estrutura de atendimento mais próxima dos moradores e permite que a administração municipal escute diretamente as demandas da população. A proposta se baseia no diálogo permanente, na escuta ativa e na participação cidadã como instrumentos fundamentais para a definição de prioridades e ações do Governo.

De acordo com o prefeito, os projetos do município estão organizados e quantificados por Secretarias, o que possibilita maior controle, planejamento e avanço das ações. Muitas iniciativas já apresentaram resultados concretos ao longo de 2025, especialmente a partir da realização de audiências públicas e do atendimento diário à comunidade.

O prefeito Mario Costenaro reconhece que um dos maiores desafios de qualquer gestão pública é definir prioridades diante de uma grande quantidade de demandas. Nesse contexto, o programa Prefeitura na Rua tem desempenhado papel estratégico. Durante as reuniões realizadas nos bairros, o prefeito, acompanhado pelos secretários municipais, consegue identificar de forma mais clara o que é primordial para cada região.

“Entre os principais temas levantados pela população estão projetos de pavimentação urbana e rural, além de melhorias em infraestrutura e serviços públicos. Esse processo de escuta tem gerado encaminhamentos importantes e aponta para um cenário promissor. Muita ‘coisa’ boa ainda está por vir”, avalia o gestor.

O ano de 2025 é definido como um período de plantio, no qual foram lançadas as bases para projetos e ações que devem apresentar resultados mais expressivos nos próximos anos. Com o fortalecimento do projeto Prefeitura na Rua, a gestão reforça seu compromisso com a participação popular, a transparência e a construção conjunta de uma cidade mais organizada, acolhedora e preparada para o futuro.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.