“Eu volto motivado, volto inspirado, mas compreendendo o processo”, destaca prefeito
Estimated reading time: 5 minutos
O prefeito de Toledo, Mario César Costenaro, retornou da missão técnica na Alemanha e na Finlândia, organizada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na manhã de terça-feira (18), ocorreu a solenidade de transmissão do cargo de prefeito do Município – pelo prefeito em exercício, Lucio de Marchi, ao seu titular, Mario César Costenaro.
A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito e reuniu secretários e vereadores. Durante o período de 6 a 18 de novembro, o vice-prefeito Lucio De Marchi assumiu o cargo de prefeito em exercício, enquanto Costenaro esteva na missão técnica na Alemanha e na Finlândia.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Fizemos uma reunião de transmissão. Um encontro para trazermos um pouco dessa inspiração que recebemos, desses insights. Não tratamos ainda de termos específicos. Nós tivemos lá praticamente sete dias de trabalho, alguns com quatro, três reuniões durante o dia inteiro, visitas às escolas, conhecimento de alguns ativos tecnológicos, de alguns centros de pesquisa, muito para ser visto, mas basicamente dentro desses contextos, dessa interação junto à comunidade, à educação”, pontua.
INSPIRAÇÕES – “Foi uma viagem importante, não só para Toledo, como para a região Oeste”, destaca o prefeito. “Nós fomos em uma comitiva de prefeitos e também com uma participação do Programa Oeste em Desenvolvimento e do Sebrae. Nas visitas analisamos o contexto dessas cidades que são cidades centenárias e com isso aprendemos muito”.
Segundo Costenaro, com as visitas foi possível aprender a identificar possíveis novos caminhos, a confirmar caminhos que estão sendo adotados em Toledo e, possivelmente, apontar alguns equívocos ou algumas possibilidades de trajetos novos a serem percorridos.
“Foi importante que pudéssemos fortalecer e inspirar a nossa capacidade de acreditar na inovação, além de ver a educação, realmente, como base do nosso desenvolvimento econômico. Lá, observamos de maneira muito intensa essa cooperação entre os setores, essa cooperação multissetorial, essa questão da força de trabalho integrada, não só internamente na nossa gestão pública, mas também com toda a comunidade, sociedade organizada, rede de instituições. E isso faz parte de um uma visão mais ampla da cidade e acreditando, claro, nas ferramentas de inovação e desenvolvimento tecnológico, entendendo a inovação desenvolvimento tecnológico, principalmente o desenvolvimento tecnológico como meio e não como fim”, declara.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Para o prefeito, a inspiração ela sempre existe, principalmente, quando vai acompanhado de uma equipe. “Eu volto motivado, volto inspirado, mas compreendendo o processo, compreendendo que a gente não vai buscar projetos lá e para serem aplicados imediatamente aqui, até porque são contextos diferentes e nós precisamos adequar aqui esses ensaios, esses insights, essas ideias, as nossas culturas locais”, declara.
POLÍTICA PÚBLICAS – O prefeito também comenta que foi possível ter acesso a ferramentas e instrumentos voltados a atuação das políticas públicas que visam alcançar resultados melhores, mais rápidos e com soluções mais efetivas à população.
O prefeito comenta que as visitas e as reuniões trouxeram conhecimentos que envolvem diversas questões. Ele cita o contato com questões voltadas ao uso da inteligência artificial, por exemplo, em alguns pontos relacionados aos serviços públicos.
“A gente viu rapidamente algumas questões, mas elas serviram sempre para que vejamos as possibilidades, ações a serem desenvolvidas e acreditar.
Acreditar que a gente pode inovar. Nós não podemos ter medo enquanto gestores de plantar sementes agora, de iniciar processos agora, que de repente a gente não vai colher em nossas gestões, mas que são importantes para fortalecer de uma maneira sustentável o nosso desenvolvimento. Essa coragem e essa responsabilidade cabe a gente fazer”, enfatiza.
TRÊS FOCOS – Entre os conhecimentos adquiridos, o prefeito destaca os princípios em foco. “Desde o início, falamos que nossa gestão é uma gestão para as pessoas e descobrimos isso lá, principalmente, na Finlândia. Lá tem três focos: o primeiro foco é nas pessoas; o segundo foco é nas pessoas e o terceiro foco é nas pessoas. Os três princípios de Finlândia fazem ela ser diferenciada”, afirma.
TRABALHO DA GESTÃO – Durante os dias 6 a 18 de novembro, o vice-prefeito Lucio De Marchi assumiu o cargo de prefeito em exercício. Para ele, estar na função não é uma novidade. “Eu já prefeito, já fui vice-prefeito e tenho orgulho de ser vice do Costenaro. Nós estamos aqui trabalhando de mãos dadas e todos os dias estou na prefeitura, até porque a lei me exige isso”, destaca ao reforçar que foi eleito para trabalhar.
O vice-prefeito salienta que a gestão conta com uma boa equipe de secretários, diretores, coordenadores, funcionários qualificados que trabalham na mesma direção. “Agora, o trabalho continua, eu como vice-prefeito. É uma gestão muito compartilhada, isso é bom e quem ganha é a população”, conclui.
Da Redação
TOLEDO