CTA/SAE promove atividade que marca início da Campanha Dezembro Vermelho

0 119

O Dezembro Vermelho – mês de luta contra a AIDS – começou com atividade em Toledo. No dia 1º, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) promoveu uma aula aberta para os estudantes dos cursos de saúde. A aula aberta marca o início da Campanha Dezembro Vermelho – Prevenção combinada e o enfrentamento do HIV/AIDS.

“Realizamos no auditório da PUC Toledo, uma aula aberta aos alunos de cursos de saúde com a temática da Prevenção Combinada para o enfrentamento do HIV/Aids”, aponta a coordenadora do CTA/SAE, Jéssica Leonita Sartor. “Tivemos 105 participantes, com maior público sendo alunos do nono e décimo período de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”.

Segundo Jéssica, o público alvo deste ano foi direcionado a população universitária, já que essa faixa etária está nos índices de maior incidência de novos diagnósticos de HIV. Ela cita que de acordo com o Boletim HIV/AIDS 2023 do Ministério da Saúde, a população masculina heterossexual é a que apresenta maior número de novos casos, e ainda, futuros profissionais de saúde que estarão atuando nos serviços de atendimento ao paciente”.

“A manhã de conversa com algumas dinâmicas possibilitou falar sobre as medidas de prevenção do HIV e de outras ISTs. Tivemos então um momento para conversar sobre a Mandala da Prevenção, especialmente sobre a Profilaxia Pré-Exposição PREP, e a Profilaxia Pós – Exposição – PEP, e também uma aula com o dr. Alexandre Daronco, um dos nossos médicos infectologista, que abordou toda a evolução histórica do vírus, tratamento e prevenção”, declara.

CASOS – Dados do setor apontam que, no ano de 2021, foram 135 novos pacientes para acompanhamento (122 destes, novos diagnósticos). Já no ano passado o CTA/SAE registrou 156 novos pacientes para acompanhamento (106 destes, novos diagnósticos). Neste ano, de janeiro até o dia 30 de novembro, foram 127 novos diagnósticos – somados a 18 pacientes recebidos de outras localidades –  totalizando 145 pacientes que iniciaram acompanhamento no CTA/SAE em 2023.

DIAGNÓSTICOS POSITIVOS – A coordenadora do CTA/SAE destaca que o aumento dos casos também se deve a retomada, pós pandemia, da oferta ampliada de testagem rápida na Atenção Primária em Saúde. Ela esclarece que esse atendimento é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O número de novos casos traz claramente a preocupação com este agravo na nossa região. É sabido que grande parte da população ainda desconhece todas as diversas formas de prevenção que vão além do uso de preservativo, como a PEP e a PREP, fazendo com que as pessoas estejam muito expostas ao contato com o vírus”, aponta.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário