Curso gratuito capacita produtores para garantir leite de qualidade

Estimated reading time: 3 minutos

De 8 a 10 de julho, o Sindicato Rural de Toledo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), promove mais uma importante iniciativa voltada ao fortalecimento da pecuária leiteira. O curso “Qualidade do leite” integra os esforços contínuos do Sindicato Rural Patronal para valorizar o produtor e disseminar conhecimento prático, atualizado e aplicável diretamente no dia a dia da propriedade rural.

Com foco especial nas boas práticas na produção leiteira, a capacitação vai muito além da teoria: ela oferece ferramentas técnicas e estratégias simples, mas eficazes, para contribuir com índices elevados de qualidade do leite produzido em Toledo.

A cadeia leiteira enfrenta desafios crescentes: exigências sanitárias mais rigorosas, pressão por produtividade, oscilação de preços e a necessidade de se diferenciar no mercado. Nesse cenário, o conhecimento técnico é uma vantagem competitiva. O módulo “Qualidade do leite” foi elaborado com foco nesses pontos-chave e é direcionado a quem está na linha de frente da produção, o produtor e sua família.

A formação visa tornar o cotidiano da ordenha mais seguro, eficiente e rentável, além da valorização do produto e o cumprimento de normas sanitárias. Afinal, a qualidade do leite oferece condições de conduzir à rentabilidade, como os pequenos detalhes no manejo impactam diretamente o lucro do produtor.

Durante os três dias de curso, os participantes terão acesso a uma série de conteúdos práticos e atualizados, com destaque para os indicadores da qualidade do leite, como por exemplo, avaliar o leite produzido, interpretando dados e adotando medidas para melhorar a pontuação. Os participantes vão aprender técnicas para prevenção e controle de mastite, um dos principais entraves à produção de qualidade e que diz respeito à saúde da glândula mamária do animal.

Vale destacar que o conteúdo do curso abordará ainda as possíveis fontes de contaminação do leite, a fim de que o participante saiba identificar riscos e tomar medidas adequadas, incluindo-se as ações de higiene no ambiente e com os animais. Estão previstas ainda as orientações de boas práticas na ordenha, desde a rotina de limpeza até o comportamento ideal de quem está neste trabalho.

Para o Sindicato Rural de Toledo, cursos, treinamentos e capacitações como essa são parte fundamental de sua missão institucional: promover o crescimento do setor agropecuário por meio da valorização do aprendizado das pessoas do campo. O treinamento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de julho, com os seguintes horários: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.