Curso promove aprimoramento da comunicação em Libras

Estimated reading time: 4 minutos
Aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) vai além do conhecimento de um novo idioma: representa um passo fundamental para a inclusão e a quebra de barreiras na comunicação. O curso de Libras oferece a oportunidade de ampliar horizontes, promover acessibilidade e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam se expressar e ser ouvidos.
Com esse intuito a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, em parceria com o Programa de Educação Especial (PEE), está promovendo, neste segundo semestre, o curso de Libras Profissionalizante nos níveis básico e intermediário. Essa é a oportunidade de aprender o idioma de forma dinâmica e fácil.
A coordenadora do curso de Libras Profissionalizante, Tânia Aparecida Martins, comenta que o curso tem como objetivo atender e capacitar de forma prática e contextualizada àqueles que buscam, além da comunicação, a profissionalização na tradução e interpretação da Libras. Ao final, espera-se dos participantes uma comunicação em Libras que seja capaz de atender as necessidades comunicativas dos surdos.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“A preocupação da Unioeste com essa proposta é justamente estreitar as formas de comunicação do surdo com a sociedade de modo geral. O Estado do Paraná tem poucos cursos de Libras sendo ofertado. A formação geralmente é por meio de Letras-Libras e muitos na modalidade EAD, e infelizmente na modalidade EAD nem sempre atende essa demanda inicial. Então a nossa preocupação é justamente essa, a partir dos módulos presenciais estreitar esse contato”.
O CURSO – O curso de Libras Profissionalizante iniciou em 2014 com dois anos de formação de inúmeros profissionais. “Daquela época nós temos um grande número de profissionais atuando, inclusive nas escolas do município de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Guaíra. Nós tivemos junto ao Programa de Educação Especial, do campus da Unioeste de Toledo o curso de Libras Instrumental que aconteceu durante um período também. A pandemia acabou paralisando alguns projetos e agora estamos voltando com as atividades”.
A coordenadora do curso de Libras Profissionalizante explica que durante esse período sem ofertar o curso profissionalizante, a Universidade ofertava a disciplina de Libras nos cursos de licenciatura e alguns cursos de bacharel, como é o caso do curso de Serviço Social. “E a própria disciplina desperta interesse para que os acadêmicos busquem maior formação. Agora estamos com bastante procura pelas turmas e isso também revela que as pessoas estão preocupadas em se profissionalizar, em buscar essa forma de comunicação diferenciada também com essas pessoas que não ouvem”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
AULAS – As aulas do nível básico acontecem às terças-feiras, das 13h30 às 17h30, e as aulas do nível intermediário aos sábados, das 8h às 11h30, no campus da Instituição. Para fazer a inscrição é preciso pagar uma taxa única de R$ $ 60,00 por módulo. Interessados podem se inscrever pelo link: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/libras.profissionalizante.
Mais informações através do telefone: (45) 3379-7158.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria