Curso de Qualidade do Leite passa por atualização em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos
Cumprindo com sua missão, o Sindicato Rural de Toledo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural capacitam a mão de obra do campo nos diferentes segmentos. A pecuária leiteira é uma das áreas de atenção neste ano de 2025, pois ela passa por transformações significativas. Nesse contexto, o curso Qualidade do Leite está sendo atualizado para atender as necessidades de produção e a demanda do pecuarista.
Um grupo de produtores integrou a turma-piloto em que foram avaliados o conteúdo e tempo de duração do treinamento. Oferecido gratuitamente pelo Sistema Faep/Senar-PR, o curso atendeu as expectativas dos participantes que puderam trocar experiências e informações sobre a atividade em aulas teóricas e práticas de campo, sob orientação da instrutora Keli Libardi Ramela, médica veterinária com doutorado em Ciência Animal.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
ANÁLISES E BOAS PRÁTICAS – Como se trata de produção de campo, o curso oferece conhecimentos sobre análises do leite, boas práticas, o que fazer e como fazer para melhorar a qualidade do produto. “Isso é necessário porque gera retorno para o pecuarista. Esse é o objetivo”, afirma Andreina Ferreira Ramos, técnica veterinária do Sistema Faep/Senar-PR. Ela é responsável pelo desenvolvimento de novos cursos e acompanhou com o pedagogo Leandro Prado esta primeira turma.
No treinamento, os participantes conheceram detalhes importantes para melhorar o produto entregue, desde o básico da higienização no ambiente e nos animais, cuidados na ordenha, até a verificação da Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Padrão em Placas (CPP), que são análises importantes do leite para diminuir mastite, aumentar a qualidade e voltar à rentabilidade para o produtor.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Os treinamentos do Senar-PR abrem oportunidades para os produtores aumentarem a qualidade do leite e, consequentemente, a busca pela rentabilidade. Por exemplo, com base em dados técnicos, ele pode avaliar melhor o momento de compra de um maquinário ou a hora de investir na ampliação do plantel.
QUALIDADE QUE CHEGA AO CONSUMIDOR – A presença dos produtores rurais nos cursos de capacitação, treinamento e qualificação mostra o comprometimento do agronegócio com o consumidor. Afinal, a qualidade do leite começa na origem e é nesse ambiente que o Sindicato Rural de Toledo e o Senar-PR colocam em prática suas ações e parcerias voltadas ao fortalecimento do campo. Esse serviço gera consequências positivas para toda a cadeia produtiva e consequentemente ao consumidor.
TOLEDO