Custodiadas da Cadeia Pública Feminina de Londrina concluem curso de auxiliar de cozinha

Estimated reading time: 3 minutos

Um grupo de 14 mulheres custodiadas na Cadeia Pública Feminina de Londrina concluiu, nesta quinta-feira (17), o curso de auxiliar de cozinha, oferecido por uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia de formatura foi realizada nas dependências da própria unidade prisional.

Com carga horária de 240 horas, o curso teve duração de cinco meses e contou com aulas teóricas e práticas realizadas de segunda a quinta-feira, no período da manhã. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionalmente mulheres em situação de privação de liberdade, ampliando suas chances de reintegração social e inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Apesar de ser ofertado dentro do ambiente prisional, o curso contou com os mesmos padrões de qualidade adotados nas formações regulares do Senac, incluindo o uso de equipamentos e insumos. Ao final da capacitação, as alunas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos com a elaboração de um cardápio especial, composto por sopas, cremes, caldos e sobremesas.

“Foram cinco meses no qual essas mulheres puderam aprender a manusear ingredientes e produzir pratos elaborados”, destacou a gestora em exercício da Cadeia Pública Feminina de Londrina, Ana Carina Minas. 

A técnica de educação profissional do Senac em Londrina, Fabiana Oliveira, explicou que o curso proporciona uma formação completa, com aulas práticas e teóricas. “Ofertamos conteúdos como boas práticas, controle de estoque e produção dos alimentos com várias receitas, além de uma parte prática, com a preparação de pratos elaborados. Embora tenham recebido o título de auxiliar, as alunas aprenderam a atuar como verdadeiras chefes de cozinha” afirmou.

O gerente interino do Senac em Londrina, Marcelo Furuti, reforçou a importância da iniciativa. “Gostaria de fazer um agradecimento pela parceria com a PPPR, através da Cadeia Pública Feminina de Londrina, que nos deu todas as condições para que realizássemos este curso de uma forma segura e com muito sucesso. Nós acreditamos que essas mulheres podem ter um futuro melhor aqui fora, após o cumprimento de suas penas. E se conseguirem um emprego utilizando os conhecimentos adquiridos neste curso, para nós será uma grande conquista”, concluiu.

Outro projeto em andamento na unidade é o curso para doceira, que atualmente conta com 13 alunas em processo de capacitação para produção de doces variados.

AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.