Da LDB para a NBA: Gui Santos é draftado pelo Golden State Warriors

0 67

Jovem jogador revelado pelo 123 Minas foi selecionado pelo atual campeão da NBA na 55ª posição do Draft 2022 da NBA

O basquete nacional está em festa e vendo com orgulho mais um grande foguete sendo oficialmente lançado para o mundo. O ala Gui Santos (123 Minas) é o mais novo integrante da equipe do Golden State Warriors, atual campeão da NBA. A escolha foi formalizada na madrugada desta sexta-feira (24/6), ao se tornar o 55º selecionado durante a segunda rodada da cerimônia do Draft 2022.

O evento foi realizado na cidade de Nova York (EUA) e, apesar de não estar presente no Barclays Center (arena do Brooklin Nets), o jovem atleta contou para a imprensa o enredo histórico de um sonho realizado exatamente um dia após completar 20 anos de idade. “Eu estava no quarto já, achei que não ia dar mais, estava indo dormir, esfriar a cabeça. Aí meu agente me ligou e disse ‘vai pra sala agora e liga a TV! Conseguimos!’. E eu falei ‘não brinca comigo assim, não’. E aconteceu! Eu nem esperava mais… E de repente os Warriors me escolhem! Nem sei o que dizer. É muito mais do que um presente, é um sonho que está se realizando. É o melhor presente de aniversário que eu já ganhei. Um sonho meu, da minha família, dos meus amigos”, comemorou o jogador.

DNA que vem de berço e celeiro de ouro!

O jovem prospecto é natural de Brasília (DF) e vem de uma família movida a basquete! Deivisson Santos (pai) e Lucineide Santos (mãe) são ex atletas da modalidade e contribuíram 100% no processo de perpetuar a paixão pelo esporte que corre no sangue da família. Não bastasse o DNA basqueteiro, Gui Santos foi formado no local que é conhecido como o “celeiro de ouro” para novos talentos, o Minas Tênis Clube. O ala chegou ao Clube em 2018, com 15 anos, e se profissionalizou na Instituição que também celebrou a conquista. “A escolha do Gui Santos no Draft da NBA mostra que o Minas está cumprindo o seu papel como Clube Formador. O Atleta chegou na nossa base em 2018, teve um ótimo desempenho, jogou quatro anos na equipe de ponta e agora está sendo selecionado para compor um dos times da NBA, liga de basquete mais forte do mundo”, afirmou o presidente Ricardo Vieira Santiago. Vale lembrar que a veia da família e a relação com o Minas segue forte já que o irmão caçula, Eduardo Santos, também já está atuando nas equipes de base do Clube.

Gui Santos reforçará o atual campeão da NBA: o Golden State Warriors!
(Arte/LNB)

Ao infinito e além!

Nas duas últimas temporadas, Gui Santos já vinha construindo uma coleção de conquistas importantíssimas que culminaram no grande ápice da seleção no Draft de 2022. Confira a lista!

➡️Sexto Homem do NBB 21/22
➡️Destaque Jovem e Jogador de Maior Evolução do NBB 20/21
➡️Atual campeão da Copa Super 8 SKY com o 123 Minas
➡️2X time top 3 das Américas pela BCLA com o 123 Minas
➡️Único jogador da América Latina selecionado para o Nike Hoops Summit (2021)
➡️Grandes atuações pela Seleção Brasileira

Antes de Gui, 15 brasileiros foram draftados pela NBA, sendo que três deles não atuaram na liga (Paulão Prestes, Oscar Schmidt e Marquinhos Abdala). Além disso, dois brasileiros disputaram a temporada 2021-2022 da NBA: Raul Neto (Washington Wizards) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans/Portland Trail Blazers):

2022 – Gui Santos (Golden State Warriors – 55ª posição)
2019 – Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição)
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)
1976 – Marquinhos Abdala (Portland Trail Blazers – 162ª posição)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.

Da Assessoria

Deixe um comentário