Comitiva de deputados alemães cumpre agenda oficial em Toledo

Estimated reading time: 6 minutos

Uma comitiva com cinco deputados federais da Alemanha visitou o município de Toledo na última segunda-feira (9). Eles fazem parte da Comissão da Agricultura do Parlamento Alemão. O objetivo da visita é conhecer o potencial da região Oeste do Paraná. No Brasil eles já visitaram Brasília, Belém, Campinas, Londrina e Assis Chateaubriand. A Comissão ainda irá conhecer o Show Rural, em Cascavel, e o município de Palotina.

Em Toledo, a comitiva foi recebida pelo prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o secretário da Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, vereadores, empresários e representantes de entidades do ramo do agronegócio, e demais autoridades da região.

A comitiva é liderada pelo presidente da Comissão da Agricultura do Parlamento Alemão, Hermann Färber. Também fazem parte os deputados Ina Latendorf, Dany Meiners e Franziska Kersten. Os parlamentares foram acompanhados de três representantes da Embaixada Alemã no Brasil: o conselheiro para assuntos agrícolas Roland Mohr, a assessora de assuntos agrícolas Maria Victoria Dobischok Carneiro e o cônsul para assuntos políticos e imprensa Fabian Hartjes. Também acompanhou a visitação a tradutora Martina Sayer.

Os deputados alemães chegaram ao Brasil no dia 2 de fevereiro. As visitações encerram na próxima quarta-feira (11). Entre os locais de visitações estão frigoríficos, empresas do setor de agronegócios, propriedades rurais, plantações de cana-de-açúcar, café, grãos, indústria de suco de laranja, feira agropecuária e empresas alemãs instaladas no país.

IMPRESSÕES – Natural do sudoeste da Alemanha, o presidente da Comissão da Agricultura do Parlamento Alemão, o deputado federal Hermann Färber, também é agricultor ativo e conta que vem de uma região que está a 700 metros acima do nível do mar. A região tem uma cultura principal e, eventualmente, cobertura vegetal ao longo do ano. Na região Oeste do Paraná ele ficou surpreso com o volume de produção agrícola, praticamente, o ano inteiro. “Você produzem 365 dias por ano com duas, três e até quatro colheitas. Eu tenho que dizer que é difícil superar a produtividade daqui”.

O presidente da Comissão pontuou que uma das preocupações dos agricultores alemães é que, possivelmente vá um grande volume de produtos para a Europa devido ao acordo da União Europeia com o Mercosul, e que talvez a sua própria produção não consiga sobreviver, ou fique muito pequena. “E por isso nós na política temos que defender o livre comércio, mas também temos que assegurar a soberania alimentar de todos os países, para não termos novas dependências, mas mesmo assim o comércio e a troca de mercadorias”.

Após as visitas em Toledo, Färber contou que também ficou muito admirado com a quantidade de jovens atuando na pesquisa e no desenvolvimento da região. Ele destacou o engajamento e a sede de conhecimento desta população. O parlamentar pontou algumas impressões positivas que ele acredita que a Europa, em especial a Alemanha, podem aprender com a região Oeste paranaense.

“Eu vejo que temos que colocar mais jovens em primeiro plano na Alemanha. Também tenhamos que tentar superar o nosso medo diante de novas tecnologias. Nós ficamos estudando o risco, e quando há um risco rejeitamos a nova tecnologia. Só que assim é difícil avançar e a Europa corre risco de ficar para trás. Por isso, temos que se abrir mais para as novas tecnologias”.

COOPERAÇÃO – Durante visita ao Gabinete do Prefeito, o gestor municipal Mario Costenaro enfatizou a posição de destaque de Toledo no agronegócio estadual. De acordo com o prefeito, Toledo é referência especialmente na produção de proteína animal (aves e suínos) e piscicultura. “O leite é o setor que ainda precisa ser fortalecido. A base do agronegócio é o desenvolvimento. Fortalecer as cadeias produtivas do agronegócio é prioridade para que possamos avançar também em outras áreas, como serviços e comércio”, afirmou.

Com pouco mais de 70 anos de emancipação, Toledo é considerado um município jovem, mas com indicadores de qualidade elevados, figurando entre as cidades importantes do país. “O município apresenta bons índices de desenvolvimento, além de contar com uma estrutura sólida em diversas áreas, como a Saúde e serviços prestados com excelência, embora ainda haja desafios a serem superados”, ponderou Mario Costenaro.

O prefeito ressaltou ainda a importância da troca de experiências e da cooperação entre municípios e parceiros. Conforme Costenaro, o agronegócio precisa avançar constantemente em competitividade para garantir um desenvolvimento sustentável. “Entendemos o desenvolvimento de forma integrada, envolvendo produção, meio ambiente e, principalmente, pessoas”, destaca.

Costenaro também mencionou aos visitantes que Toledo possui uma condição diferenciada de preservação ambiental, mas ainda enfrenta gargalos, especialmente na área ambiental ligada à produção de suínos. “Considero uma grande oportunidade para novos investimentos e programas voltados ao desenvolvimento sustentável”.

Durante o encontro, o prefeito agradeceu ao Neudi Mosconi pela aproximação com a delegação alemã e aos prefeitos dos municípios de Santa Helena e Nova Santa Rosa. Ele também mencionou a forte influência da colonização alemã na região, apontando esse aspecto cultural como um potencial a ser ainda mais explorado.

Ao final, Costenaro colocou à disposição a estrutura do município para o avanço de projetos, programas e parcerias. “Estamos abertos às mais diversas possibilidades de cooperação que contribuam para o desenvolvimento de Toledo e da região”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.