Com vítimas no trânsito, Bike Ativação enfatiza a prevenção

0 268

Todos os membros no trânsito possuem sua parcela de contribuição para possibilitar maior segurança. Entre eles, o ciclista que deve ser respeitado pelo automóvel, caminhão ou ônibus, assim como deve respeitar o pedestre. Com a finalidade de proporcionar aos usuários das vias de Toledo um trânsito mais seguro blitzes educativas são realizadas.

A Associação Ciclística de Toledo (ACT) / Team Refit Avenida (TRA) com a participação da coordenação de Educação para o Trânsito / Deptrans, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana promoveram, nesta semana, Bike Ativação. Uma ação que amplia os conhecimentos sobre regras, direitos e deveres dos ciclistas.

De acordo com o presidente da ACT/TRA, Jefferson Carlos de Oliveira, o Carlão, a ação Bike Ativação tem como lema o trabalho de conscientização no trânsito. “A atividade é preventiva. Precisamos organizar o trânsito e conscientizar todos os membros dele sobre a importância de respeitar as normas e conhecer os seus deveres e direitos”.

Carlão salienta que os ciclistas fazem parte do trânsito e os condutores de veículos maiores precisam compreender que em cima de uma bicicleta tem uma vida. “Nós devemos respeitar, mas também precisamos ser respeitados. A responsabilidade é compartilhada e tem o direito do motorista e do ciclista e os deveres dos dois também”.

A ATIVIDADE – O coordenador do setor de Educação para o Trânsito, Valdemir Ladeia explica que a ação se faz necessária devido ao aumento de pessoas que usam a bicicleta para a prática de atividade física ou para se locomover. “Muitos ciclistas utilizam as estradas do interior. Contudo, nem todos observar algumas normas básicas, correndo um risco desnecessário e tornando a atividade prazerosa em uma ação perigosa que já deixou pessoas feridas em nossa cidade”.

De acordo com o dados da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, de janeiro a novembro deste ano, 209 ciclistas se envolveram em um acidente de trânsito. Destes, 95 estavam sozinhos ou teve o envolvimento de outro veículo (não registrado no sistema), 70 vítimas em um acidente envolvendo automóvel e bicicleta, 28 vítimas de acidente entre motocicleta e bicicleta, oito vítimas de acidente entre duas bicicletas, cinco vítimas de acidente entre caminhão e bicicleta, duas vítimas de acidente envolvendo três veículos (bicicleta, automóvel e caminhão) e uma vítima envolvendo bicicleta e ônibus.

“Bike Ativação tem como finalidade mostrar ao condutor do veículo e aos ciclistas que, quando se obedece às regras de circulação, com um pouco mais de empatia no trânsito, ele se torna mais seguro”, comenta o coordenador.

No período de 7h30 às 8h15, na Estrada Toledo-São Luiz do Oeste, frente ao posto Estradão, foram abordados em torno de 75 veículos. “Uma breve conversa sobre o respeito, as normas e o cuidado com os ciclistas foi realizada. Na oportunidade, os participantes entregaram flyer com orientações para motoristas e ciclistas”, aponta Ladeia.

Ele lembra que um sinistro de trânsito envolvendo um veículo e uma bicicleta o maior prejudicado será o ciclista. “Por isso, a importância em obedecer o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Diante da obediência, o condutor do veículo sempre será o responsável pela segurança do ciclista”.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário