PEP e PrEP: Dezembro Vermelho evidencia combate do HIV/Aids

0 381

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) é referência no atendimento de pacientes com infecção pelo HIV/Aids, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) para a população dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. Entre os atendimentos prestados está a dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

“Sabemos que uma grande parcela da população ainda não tem, dentro de sua gestão de cuidado em saúde, o uso de preservativo como forma de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis”, cita a coordenadora do CTA/SAE, Jéssica Sartor. “E, mesmo que o preservativo ainda se coloca como a principal medida de prevenção a essas infecções, é necessário olhar para essa grande parcela da população que não utiliza esse método de prevenção”.

Jéssica destaca que a PEP e a PrEP são formas de ofertar ao usuário novas maneiras de prevenção –  também chamamos de prevenção combinada. A profissional destaca que utilizar o preservativo aliado a outras formas de prevenção possibilita uma grande cobertura de prevenção à infecção pelo HIV, que ainda não tem cura, como para outras infecções sexualmente transmissíveis.

“A PEP se coloca ainda como medida de grande importância para a eliminação da transmissão vertical do HIV, pois a partir dessas medidas, aliado ao tratamento da gestante, é possível diminuir a chance de transmissão do vírus que pode acontecer na gestação, parto e amamentação. Já a PrEP possibilita, que casais sorodiferentes (quando uma pessoa vive com HIV e outra não) possam planejar uma gestação sem o risco de transmissão do vírus”, salienta.

DISPENSAÇÃO PEP E PrEP – Em 2023, o CTA/SAE realizou a dispensação de 92 prescrições de Profilaxia Pós Exposição (PEP). Já na 20ª Regional de Saúde (abrangência do setor) foram 224 até novembro. Até o dia 15 de dezembro, o CTA/SAE tinha cadastradas 293 pessoas que utilizaram/utilizam a Profilaxia Pré – Exposição (PrEP).

“A PEP é uma medida já bastante antiga, entretanto, a sua prescrição para relação sexual consentida vem acontecendo de forma mais ativa desde o ano de 2018. Já a PrEP está disponível no nosso serviço desde 2019, quando fomos projeto piloto aqui no estado do Paraná, já que anteriormente só Curitiba que ofertava este serviço”, recorda a coordenadora do CTA/SAE.

SAÚDE EM FOCO – Em relação aos cuidados e prevenção, para 2023, Jéssica considera o alerta sobre a responsabilidade com a saúde sexual. Ela destaca que é primordial buscar conhecer todas as medidas de prevenção e decidir qual é a forma que melhor se encaixa na rotina e vida de cada um para o enfrentamento do HIV na sociedade.

“Nenhuma das outras medidas de prevenção, seja PEP, PrEP, Testagem Rápida, uso de gel lubrificante substituem o uso de preservativo, são medidas que devem ser utilizadas de forma combinada para que consiga alcançar a maior proteção possível para todas as infecções sexualmente transmissíveis. O diagnóstico precoce também é algo que precisa ser considerado. Conhecer a sua sorologia a tempo de tratar e manter uma boa qualidade de vida, é essencial.  Devemos lembrar que após a infecção pelo HIV, o vírus pode ficar em latência no corpo (sem apresentar sintomas) de oito a dez anos e, neste tempo, a pessoa estará transmitindo o vírus, e prejudicando, mesmo que silenciosamente, o seu sistema imune, até o ponto de ficar doente e desenvolver a AIDS. Então o olhar para a nossa saúde é essencial. Cuide-se, faça o teste, previna-se, busque informações sobre as formas de prevenção disponíveis”, conclui Jéssica ao enfatizar o Dezembro Vermelho.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário