Restrição dos agendamentos: Banco de Sangue prioriza doações de O+ e O- devido baixa no estoque

0 654

A Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – está com baixa no estoque das tipagens O+ e O-. Diante dessa demanda, no momento, a unidade está priorizando as coletas de doadores com essas tipagens. Além disso, também está com restrição dos agendamentos devido ao quadro funcional: a aposentadoria do médico que prestava serviços na Unidade.

“Estamos com restrição nos dias de coleta, devido, a aposentadoria do médico que fazia 40 horas”, explica a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto. “Atualmente, temos um médico de 16 horas para realização das triagens”.

Diante da carga horário do profissional, as coletas acontecem nas terças e quintas. Os horários são os mesmos das 7h30 às 10h30 e das 13 horas
às 15h30.

Segundo Vania, a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo está em tratativa com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) para cedência de profissional. Ela pontua que o Estado tem previsão de concurso público, contudo, ainda não o período exato que irá ocorrer.

“Assim, no primeiro momento estamos em conversa com o Ciscopar e temos uma expectativa de parceria com a UTFPR, acreditamos que no máximo em março a situação médica esteja regularizada. É importante destacar que, apesar da redução dos dias de coleta, fazemos parte da rede Hemepar e todos os pacientes que necessitarem de sangue serão atendidos, tendo em vista que podemos buscar em outras regiões esses hemocomponentes”, salienta.

BAIXA NO ESTOQUE O+ E O- – No momento, a Unidade de Coleta e Transfusão está com baixa no estoque de O+ e O-. “Abrimos a agenda nesta semana, porque estávamos aguardando a definição da reposição de médico, ja que o nosso médico oficial está de férias. Desde o dia 14 de dezembro, de fato, a agenda estava fechada, pois já tínhamos todos os horários agendados, e estavam os no aguardo das definições do mês de janeiro”, pontua.

O trabalho atual envolve o agendamento de quem havia entrado em contato telefônico. Na quarta-feira (3), também foi aberto no site as vagas para os dias 11 e 18. “Para o próximo dia 8 já estamos com a agenda completa. Vale lembrar que estamos dando preferência para doações dessas tipagens. Nos colocamos a disposição para esclarecimentos e se alguém que seja das tipagens O+ ou O- e tiver dificuldade no agendamento pode entrar em contato conosco pelo fone/Whats: (45) 98821-3171”, declara.

PARA SER DOADOR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário