Entra em vigor mudança no limite do juros para o rotativo do cartão de crédito

0 191

Passou a valer, na quarta-feira (3), as mudanças no teto de juros para o rotativo do cartão de crédito. Segundo o Banco Central, o teto foi estabelecido pelo programa Desenrola, do Governo Federal. Os juros não vão poder ultrapassar o valor da dívida original.

A expectativa era que houvesse uma negociação entre os bancos e o governo para um novo modelo para o rotativo. Como as instituições financeiras não apresentaram nenhuma proposta, valeu o que estava previsto na lei do Desenrola.

“As mudanças nas regras dos juros cobrados do saldo devedor do cartão de crédito, chamado rotativo do cartão, não poderá ultrapassar o dobro do debito original”, explica o economista e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Toledo, Jandir Ferrera de Lima. “Além de exigir informações mais claras e visíveis nas faturas, dentre outras medidas”.

Lima acrescenta que, com essas mudanças, o consumidor que tem o hábito de usar o cartão de crédito e eventualmente fica devendo não ficará a mercê de taxas abusivas que chegavam a mais de 400% ano. Ele cita que com as novas regras, a emissão de cartões de crédito deverá ficar mais seletiva, com margens de crédito mais baixas.

RENEGOCIAÇÃO – O profissional orienta que para aquelas pessoas que já têm dívidas de crédito rotativo com a operadora do cartão de crédito antes de 2024, a sugestão é tentar a renegociação ou a portabilidade da dívida, ou seja, levar a dívida para outro banco ou financeira.

“Aqui cabe lembrar que o juro do rotativo é diferente do juro pago ou embutido quanto o consumidor adquire uma mercadoria no parcelamento oferecido pelo comércio. O rotativo incide sobre o total ou parte das contas deixadas de pagar no dia do vencimento da fatura”, esclarece.

O economista comenta que pelo cartão de crédito oferecer um crédito rápido e sem garantias, a sua taxa de juros está entre as mais altas do mercado. Lim destaca que o ideal é utilizar o cartão de crédito somente quando houver necessidade ou em compras que ofereçam alguma vantagem para o cliente no uso do cartão.

ENDIVIDADOS – “A maior parte dos endividados no cartão de crédito são jovens de 18 a 25 anos, o que demonstra a dificuldade dos mais jovens em organizar e administrar o seu próprio consumo. Nesse caso, a primeira dica pra evitar despesas desnecessárias e começar a reorganizar as contas é adquirir só o realmente necessário; evitar parcelamentos longos e que sejam superiores a 30% da renda; anotar as despesas e buscar renegociar contas atrasadas”, orienta.

Em relação as pessoas que são compulsivas com os gastos, o economista saliente que o ideal é não ter cartão de crédito. “Lembrando que diversas organizações, inclusive do setor financeiro, já oferecem cursos de educação financeira ou orientações para melhor administrar o orçamento”, aponta.

INADIMPLENTES – Conforme o último boletim do SPC Brasil – emitido no mês de novembro de 2023 – o setor com participação mais expressiva do número de dívidas em novembro no município de Toledo foi Bancos, com 49,64% do total de dívidas, seguido do comércio (23,80%); comunicação (8,56%); água e luz (6,67%) e outros (11,34%). O boletim aponta que o número de inadimplentes de Toledo cresceu 1,08% em novembro de 2023, em relação a novembro de 2022.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário