Dia do cliente celebra confiança e parceria

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Na próxima segunda-feira (15), é celebrado o Dia do Cliente. A data é uma oportunidade para celebrar a relação entre consumidores e empresas, reforçar a importância do atendimento de qualidade e conscientizar sobre os direitos do consumidor. Também é um momento para aproveitar e lançar promoções e descontos especiais para fidelizar mais clientes e preparar o terreno para a Black Friday e vendas do final do ano.

Em muitas cidades, o Dia do Cliente já faz parte do calendário oficial de eventos comerciais movimentando a economia em um período entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. Nesta época, muitas lojas antecipam suas ofertas, e empresas de serviços também participam com benefícios exclusivos.

A vice-presidente de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Daiany Carulli comenta que essas estratégias são importantes e essenciais para a construção de uma boa relação entre o empresário e o consumidor. Além disso, desenvolver campanhas e promoções em datas comemorativas “é uma estratégia de baixo custo para atrair os clientes, fomentar vendas e fidelizá-los, criando conexão com a sua marca e com a sua equipe”.

ESTRATÉGIAS – Ela cita alguma ações que podem ser desenvolvidas nessa data como campanhas promocionais, café da manhã para receber os clientes de forma especial, descontos ou uma lembrança para os clientes que visitarem a empresa na data. “Afinal, alguém ter escolhido entrar na sua loja é motivo de grande satisfação. Não esqueça de utilizar as redes sociais para celebrar o Dia do Cliente, além de entregar os cupons da campanha Meu Cupom Premiado Acit, mas para isso, é necessário fazer parte do Fundo Direto de Promoção”.

Além da data do Dia do Cliente, é essencial que as empresas se destaquem no atendimento o ano todo. Daiany enfatiza que a equipe de colaboradores precisa estar treinada para um bom atendimento em qualquer época ou data comemorativa.

“O cliente precisa entrar na loja e perceber o quanto está satisfeito em recebe-lo e, quem sabe, atender a sua necessidade. É importante demonstrar interesse, perceber o perfil do consumidor e conduzir o atendimento de modo que ele sinta-se confortável em estar ali. E o básico, um sorriso no rosto e um bom dia, é a porta de entrada para que o cliente queira estar ali; ter um estoque renovado e atento às mudanças de estação e coleção também são diferenciais importantes”, complementa.

DIREITOS – Além de reforçar a relação de confiança entre empresa e consumidor, o Dia do Cliente também serve para promover informação. Esse é um momento estratégico para conscientizar a população sobre direitos do consumidor, segurança nas compras e como se proteger de golpes.

A coordenadora do Procon de Toledo, Janice Finkler, lembra que os consumidores no Brasil têm uma série de direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Porém, o principal é o direito a informação. “Não tem erro. Quando o fornecedor divulga uma publicidade ou oferta com informações claras, que não tragam margem de dúvidas, ele evita vários problemas. O direito de informação é um dos direitos mais importantes”.

Janice cita que o cliente deve ter acesso a todas as informações relacionadas a venda de determinado produto ou serviço, desde preço, condição de pagamento, trocas e devolução. “O cliente deve ficar atento as essas informações, olhar com calma e também pesquisar. Se informar sobre a política de troca da empresa também é importante, porque se um produto não apresenta vício de fabricação o cliente não tem direito de arrependimento, salvo se o produto foi adquirido fora do estabelecimento (internet, redes sociais e telefone)”.

O Procon é o órgão fundamental na proteção e defesa dos direitos do consumidor, atuando na mediação de conflitos, fiscalização de práticas comerciais e educação do consumidor. A coordenadora do órgão enfatiza que as relações entre clientes e empresários em Toledo estão boas, e que o comércio local não é o principal motivo de reclamações no Procon. “O comércio local está bem ciente e participa bem de programa de orientação. Temos um volume maior de reclamações de instituições financeiras, cobranças indevidas e empresas de telecomunicação”, finaliza Janice.

Da Redação

TOLEDO

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