Dia dos Pais: comércio se prepara para a data

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Já surgem vitrines dedicadas exclusivamente para eles. No domingo (10) é celebrado o Dia dos Pais. A data não é campeã de vendas, contudo tem representatividade para o mercado e ajuda a fomentar a economia do município. O comércio de Toledo aposta nas vendas e a expectativa é que tenha resultados positivos.
“Todas as datas comemorativas movimentam o comércio varejista, no Dia dos Pais, não é diferente”, destaca a vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Daiany Carulli. “Nesta semana, se intensifica a procura por produtos para presenteá-los. Roupas e vestuário, calçados, perfumes e cosméticos seguem no topo da lista dos itens mais buscados, no entanto, podemos lembrar de outros segmentos que podem ser excelentes opções, como por exemplo, ferramentas, equipamentos para pesca, acessórios para celular (eletrônicos em geral)”.
Daiany pontua que o comércio de Toledo têm excelentes oportunidades, pois usando a criatividade é possível surpreender aos presenteados. “De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a movimentação esperada no varejo do Paraná para o Dia dos Pais de 2025 está entre R$ 480 e R$ 550 milhões, dados confirmar que deve haver um crescimento entre 4% e 10% em relação à 2024, com tíquete médio entre R$ 100 e R$ 200”, aponta.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Para fomentar a vendas é primordial que o empreendedor tenha planejamento estratégico. Com foco em auxiliar os associados a Acit investe em ações para que o comércio fique cada vez mais aquecido.
“Os empresários precisam levar em consideração que as campanhas do decorrer do ano devem fazer parte de um planejamento estratégico. Falando em estratégias, a adesão às campanhas da Acit através da participação do Fundo Direto de Promoções é uma opção relevante e um diferencial: a entrega dos cupons aos seus clientes, enfatizando o quão vantajoso é comprar no seu estabelecimento, a possibilidade de concorrer a prêmios, (nesta fase da Campanha Meu Cupom Premiado, a duas motos estilo trail, uma Yamaha XTZ 250 cilindradas e uma Honda Sahara 300 cilindradas), podem atrais ainda mais a atenção do consumidor para a sua loja”, explana.
Daiany comenta que também é interessante que o comerciante participe das capacitações para aprimorar as estratégias de vendas, além de fazer investimento no marketing digital – comunicando quais são os seus produtos e serviços em todas as redes possíveis. “Tudo isso aumenta a visibilidade e o alcance da sua marca”, afirma.
VITRINES – Outro ponto citado por Daiany envolve chamar a atenção da clientela por meio das vitrines. “Ainda falando em planejamento das ações e campanhas que o empresário pretende fazer, a vitrine deve estar condizente com a data comemorativa, dê destaque para produtos que serão mais procurados nesse período, deixe os valores expostos e destacadas as condições de pagamento ou promoções para o período”, conclui.
Da Redação
TOLEDO
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Sorteios da 2ª fase da campanha ‘Meu Cupom Premiado’ abrangem Dia dos Pais
No início de julho, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) lançou oficialmente a 2ª fase da campanha ‘Meu Cupom Premiado’. A campanha promocional abrange as datas comemorativas como o Dia dos Pais, o Dia do Cliente e o Dia das Crianças. A iniciativa visa fomentar o comércio local e proporcionar aos clientes a chance de ganhar prêmios.
No primeiro sorteio, desta fase, serão sorteadas serão duas motos estilo Trail, 250 e 300 cilindradas. Já no segundo sorteio, serão diversos brinquedos, bicicletas, PlayStation, Hot Wheels, Barbie, entre outros.
Segundo a vice-presidente de Comércio e Serviços da Acit, Daiany Carulli, os vales-compra – nos valores de R$300,00 no Dia das Crianças e de R$1.050,00 no Dia dos Pais – serão para os vendedores. Também acontece o sorteio de três aparelhos de ar condicionado – fechando o Dia do Cliente – além de mais vales.
“A orientação é que os comerciantes engajem-se à Campanha meu cupom premiado – fase 2, deem aos seus clientes, a oportunidade de ser contemplado a prêmios de cerca de R$ 87 mil. Tem interesse em participar do Fundo Direto de Promoção? Entre em contato com a Acit e tenha mais informações. É importante reforçar aos empresários também que pensem (e coloquem em prática), ações que criem uma experiência de compra positiva e lembrem-se que um atendimento atento, cordial e personalizado, é o básico que funciona e encanta o consumidor”, reforça Daiany.
Comércio da região Oeste aposta em vendas de maior valor para o Dia dos Pais
O comércio da região Oeste do Paraná deve registrar um movimento estratégico neste Dia dos Pais. Apesar de apresentar a menor intenção de compras entre as regiões do estado, com 44,7% dos consumidores planejando presentear, o tíquete médio é o mais alto do Paraná: R$ 174,98. A sondagem foi realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR e revela um perfil de consumo mais contido, porém de maior valor agregado na região.
A data, comemorada no segundo domingo de agosto, continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo. Enquanto a média estadual de intenção de compras é de 47,9%, no Oeste 39,3% dos entrevistados afirmaram que não pretendem comprar presentes, número influenciado, em boa parte, pela ausência ou falecimento do pai. Outros 16% ainda não definiram a intenção de compra.
Entre os que vão presentear, as mulheres lideram com 50% de intenção, enquanto entre os homens o índice é de 39,5%. No entanto, os homens devem investir mais no presente: o tíquete médio masculino é de R$ 184,48, ante R$ 167,59 das mulheres.
Com o varejo se preparando para a data, a expectativa do setor é positiva, conforme destaca o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt. “Parcela significativa da população paranaense pretende presentear no Dia dos Pais, principalmente o público feminino. A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo. Mais uma vez roupas e calçados são os itens de preferência incontestável por parte dos filhos na hora de presentear seus pais”, afirma.
O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação. “Os consumidores paranaenses querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados. O Sebrae está ao lado dos empreendedores para apoiar nessa jornada, com orientações práticas e soluções que ajudam o negócio a vender mais e melhor”, reitera.
Em todo o estado, Curitiba lidera a intenção de compras (50,7%), seguida pela região Central (49,4%), Sul (48%), Leste e Norte (ambas com 47,7%), Noroeste (47%) e Oeste (44,7%).
TIPOS DE PRESENTES – Os itens mais procurados são roupas e calçados, citados por 68,6% dos consumidores da região. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (7,5%), além de artigos de caça e pesca, comidas e bebidas, e joias e acessórios, todos com 4,5%.
FORMA DE PAGAMENTO E LOCAL DE COMPRAS – O cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada, tanto parcelado (29,2%) quanto no vencimento (20%). O Pix representa 18,5% dos métodos de compra, seguido por cartão de débito (13,8%) e dinheiro (12,3%).
Na região Oeste, as lojas do centro da cidade são local preferido para aquisição do presente, com 43,9%, bem como as lojas de bairro, com 15,2%. As compras pela internet também aparecem como uma alternativa relevante, representando 24,2% das intenções.
PERÍODO DA COMPRA – As compras devem se concentrar na semana que antecede o Dia dos Pais, conforme sinalizam 71,2% dos consumidores da região. Outros 16,7% planejam comprar entre 8 e 15 dias antes da data, 4,5% no próprio dia e apenas 7,6% já compraram o presente.
CRITÉRIOS DE ESCOLHA – A maioria dos consumidores realiza pesquisa de preços antes da compra, sendo que a internet é a principal ferramenta de comparação (66,7%).
Na hora de escolher o presente, os consumidores da região valorizam principalmente a qualidade do produto (30,3%), o atendimento do vendedor (19,7%) e a preferência do presenteado (15,2%). O custo-benefício também é um fator relevante (15,2%), enquanto as promoções, preço baixo e a emoção da data aparecem com menor peso, com apenas 4,5% cada.
CASCAVEL
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