Ações educativas marcam Dia Mundial da Água em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

Cristalina. Refrescante. Fonte de vida. Plantas, animais e humanos dependem dela. O Dia Mundial da Água – celebrado na data de 22 de março – faz um convite para que todos refletir sobre o consumo consciente e a preservação. Para marcar a data, a Secretaria do Meio Ambiente de Toledo promoveu uma programação com ações educativas.

A Usina do Conhecimento esteve preparada para receber estudantes e público em geral na sexta-feira (21). As atividades ocorreram nos períodos matutino e vespertino. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de várias oficinas que foram realizadas de maneira simultânea. Além disso, também foi apresentado um teatro com os agentes de endemias.

“É extremamente importante que possamos compreender porque existe o Dia da Água”, destacou o prefeito de Toledo Mario Costenaro. “É importante ter um dia para celebrar, pois as cidades, as civilizações. Quero levar a mensagem as crianças que, às vezes, pessoas dizem que vocês são o futuro do Brasil. Jogam essa enorme responsabilidade para vocês: que o Brasil do Futuro está nas mãos de vocês, mas vocês têm que cobrar dos adultos de hoje para que cuidem do mundo. Todos nós somos responsáveis”.

RESPONSABILIDADE DE TODOS – O prefeito reforçou que todos têm responsabilidades em relação aos cuidados com o meio ambiente e a utilização desse recurso hídrico. “Todos somos potenciais agentes de transformação e temos a condição de deixar esse mundo cada vez melhor”, pontou a enfatizar a importância em promover ações efetivas de cuidados e preservação da água, bem como de conscientização.

UNIÃO PARA PRESERVAÇÃO – A secretária do Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, agradeceu o apoio e envolvimento de outras secretarias que contribuíram para que o evento pudesse acontecer, bem como das entidades parceiras. Ela salientou que o processo de conscientização envolve a participação da comunidade como um todo.

“Essa foi nossa primeira ação para falar desse elemento básico para a nossa sobrevivência. Se nós não cuidarmos, se nós não tivermos água, nós não temos animais, plantas, alimento. A responsabilidade dessa questão do meio ambiente é nossa, é de todos”.

JOVENS PELA ÁGUA – Outra ação realizada foi uma caminhada do Colégio Estadual Novo Horizonte até a Sanga Pyahu. A atividade educativa completou o 20º ano envolvendo estudantes, poderes públicos, representantes da indústria e do comércio, além da sociedade em geral. Este ano, ela esteve alinhada com um movimento global chamado 100 mil jovens pela água, o qual teve como atividade oficial no Brasil, o Festival da Água em Brasília.

Da Redação

TOLEDO

A distribuição de água pelo corpo humano:

  • Cérebro: 92% de água
  • Músculos: 83% de água
  • Pulmões: 70% de água
  • Rins: 60% de água
  • Sangue: 50% de água
  • Ossos: 48% de água
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.