Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado dia 1º de junho

Estimated reading time: 4 minutos

A Igreja Católica promove o 59º Dia Mundial das Comunicações, intitulado como “Partilhai com mansidão a esperança que está em vossos corações”. Na Diocese de Toledo, o evento comemorativo ao Dia Mundial das Comunicações Sociais aconteceu no último sábado (24), durante uma celebração na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família.

O público presente acompanhou a reflexão da mensagem do Papa Francisco repassada pelo bispo D. João Carlos Seneme e o padre André Boffo Mendes, coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora e assessor da Pastoral da Comunicação.

Os profissionais da imprensa de Toledo e de municípios da região, como Assis Chateaubriand também receberam a Mensagem da Papa. Após a celebração, um almoço de confraternização foi oferecido aos comunicadores.

REFLEXÃO – O Dia Mundial das Comunicações é celebrado em 1º de junho, Domingo da Ascensão do Senhor. Esse dia é anualmente celebrado pela Igreja e é uma oportunidade para refletir sobre o papel fundamental da comunidade no fortalecimento da fé e na promoção da unidade. Ele lembra que a verdadeira esperança cristã tem o rosto de Cristo Ressuscitado e é uma virtude que transforma a vida.

Na Mensagem, o Papa Francisco convida a cada profissional refletir sobre o papel vital da comunicação em um tempo marcado pela desinformação e pela polarização. Assim, o Papa aconselha a promover uma comunicação que gere esperança e não medo. Ele sugere que o uso de linguagem agressiva seja evitado, assim como, informações falsas e manipulações.

No texto, o Papa Francisco destaca a necessidade de “desarmar” a comunicação, buscando diálogo e compreensão mútua. O Papa Francisco ainda recomenda que cada profissional possa cuidar do coração, praticando uma comunicação que cure as feridas da humanidade, difunda confiança e promova uma cultura de cuidado. Ele reitera seu desejo de uma comunicação não hostil que construa pontes e supere a divisão.

O BEM – O bispo D. João Carlos Seneme enfatiza que o Papa redigiu a carta aos comunicadores. “Assim, o Papa colabora para que a Igreja seja uma ponte. A comunicação deve ser utilizada para o bem. O comunicador tem o poder em acolher a palavra. O desejo do Papa Francisco e o nosso desejo é que o mundo tenha paz. Que a comunidade seja desarmada e desarmante com a boa informação”.

Para o padre André Boffo Mendes, coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora e assessor da Pastoral da Comunicação, a comunicação é um dom precioso. “A comunicação deve chegar a todas as pessoas e comunicar para a esperança. Nem sempre os profissionais conseguem comunicar beleza, porém é preciso repassar uma boa informação. Às vezes, é preciso comunicar aquilo que faz chorar, mas as boas notícias precisam também ser exploradas. Precisamos mostrar as coisas boas que estão ao nosso redor. O mundo não existe só maldade ou coisa ruim”.

O padre André complementa que os meios de comunicações evoluíram e ele enfatiza que a responsabilidade com a informação deve permanecer. “A nossa intenção é rezar e pedir para que cada um profissional continue atuando de maneira correta e com ética. Que cada profissional possa realizar um trabalho mais formidável (dentro do possível). Cada comunicador pode publicar a verdade com ternura”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.