Dia Nacional pela Luta por Medicamentos reforça acesso gratuito à população

Estimated reading time: 4 minutos

O Dia Nacional pela Luta por Medicamentos, celebrado nesta segunda-feira (8), reforça a importância do acesso da população a fármacos como forma de promoção, proteção e recuperação da saúde. O fornecimento gratuito de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contribui para salvar vidas, reduzir agravos e garantir qualidade de vida. Em Toledo, esse atendimento é realizado pela Farmácia Escola e pela Farmácia Comunitária Adair Luis Kich.

GRUPOS DE MEDICAMENTOS – A Biblioteca Virtual em Saúde explica que o acesso pode ser dividido em três grupos. “O primeiro deles é o Componente Básico: são os medicamentos presentes na Atenção Básica, como exemplo, os fármacos utilizados no tratamento da hipertensão, diabetes, colesterol, além dos contraceptivos. O segundo grupo é o de Componente Estratégico, que engloba os tratamentos de agravos de relevância e potencial endêmico como os antirretrovirais para tratamento do HIV/AIDS e as vacinas. Já o terceiro grupo é chamado de Componente Especializado e trata dos medicamentos de alto custo como os utilizados para tratamento de artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e câncer, dentre outros”.

DISTRIBUIÇÃO – O diretor do Departamento Farmacêutico do município, Sidnei Borges, explica que “os chamados medicamentos do Estado são os medicamentos do Componente Especializado que atualmente são dispensados na Farmácia Comunitária Adair Luis Kich. Essa diferença está na organização dos Componentes da Assistência Farmacêutica, uma vez que na Farmácia Escola é realizada a dispensação dos medicamentos do Componente Básico e alguns medicamentos do Componente Estratégico”.
Além disso, a Vigilância Epidemiológica também fornece medicamentos estratégicos. Esses itens auxiliam na prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, que causam impactos socioeconômicos.

RETIRADA – Borges detalha que “para ter acesso aos medicamentos do Componente Especializado, o paciente precisa encaminhar a receita junto com os documentos obrigatórios, conforme o Protocolo, direto na Farmácia Adair Luis Kich. A documentação será avaliada e se cumprir todos os requisitos do Protocolo o medicamento será deferido”.
Ele acrescenta que “a dispensação dos medicamentos para Toxoplasmose e Talidomida é realizada na Farmácia Escola. Para as demais condições de saúde, por exemplo, tuberculose, hanseníase, entre outras, a orientação é que o paciente vá até o posto de saúde de seu bairro para que seja feito contato com a Vigilância Epidemiológica para organizar a entrega do medicamento ao paciente. Para as situações citadas anteriormente admite-se receita médica prescrita por profissionais do SUS ou da rede particular”.

DADOS – O diretor reforça que “aqueles medicamentos dispensados nas farmácias e postos de saúde, em média, são realizados 48.000 dispensações no mês. Ao mesmo tempo, na Farmácia Adair Luis Kich feitos, em média, 5.200 atendimentos ao mês com medicamentos do Componente Especializado. Esses números demonstram que o serviço de Assistência Farmacêutica é relevante para as mais diversas condições de saúde da nossa população”.

Da Redação
TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.