Dinâmicas encerram a disciplina de curso da Unioeste

Estimated reading time: 3 minutos

Dinâmicas marcaram o encerramento da disciplina de Teorias e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Especial do curso de graduação de Educação Especial Inclusiva, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo.

De acordo com a professora responsável pela disciplina Elissiane Aparecida Zen do Amaral, a atividade foi dividida em etapas. “Nós promovemos uma dinâmica de sensibilização com a turma. A classe é bastante heterogênea e, inclusive, com pessoas com deficiência, sendo uma delas, cega”, afirma.

Durante as aulas em algum momento da disciplina, um colega perguntou ao aluno com deficiência visual como conseguia reconhecer o chuchu ou outras frutas desconhecidas por ele, já que perdeu a visão quando tinha 13 anos. “Na dinâmica, a fruta foi trazida para o acadêmico cego senti-la sensorialmente. Na sequência, ele pode provar a fruta e tentou descreve-la como a reconhecia; no caso pelo tato. Os demais colegas descreveram o que viam da fruta. Assim, o aluno cego conseguia criar uma imagem”.

Além disso, duas professoras do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo explicaram quais são os direitos de aprendizagem e como eles estão garantidos, principalmente, para aquela criança que encerra o quinto ano do Ensino Fundamental e segue os estudos no Estado. “Elas comentaram como acontece toda a organização do professor de apoio para sujeitos com necessidades educacionais especiais”, comenta Elissiane.

DIVERSIDADE – Os acadêmicos ainda participaram de um momento musical com uma profissional da área. “Como estávamos abordando a diversidade e as práticas de educação inclusiva, a professora tocou algumas músicas relacionadas a temática. É justamente para compreender que as pessoas precisam ser respeitadas e cada uma possui a sua diferença”, pontua a docente.

A atividade ainda contou com uma fala sobre escolas inclusivas. “Para sairmos desse campo do ideal para fomentar a educação, o exercício de educar e o ensinar pelo viés da possibilidade”, relata a professora ao complementar que o curso é considerado uma inovação. “O curso é de graduação. Ao encerrá-lo, os acadêmicos são graduados e licenciados em Educação Especial. O curso na Unioeste de Toledo é considerado um dos poucos no Brasil. É um curso recente e estamos finalizando o primeiro ano da graduação de um total de quatro anos”, finaliza a professora.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.