Dinâmicas encerram a disciplina de curso da Unioeste

Estimated reading time: 3 minutos
Dinâmicas marcaram o encerramento da disciplina de Teorias e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Especial do curso de graduação de Educação Especial Inclusiva, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo.
De acordo com a professora responsável pela disciplina Elissiane Aparecida Zen do Amaral, a atividade foi dividida em etapas. “Nós promovemos uma dinâmica de sensibilização com a turma. A classe é bastante heterogênea e, inclusive, com pessoas com deficiência, sendo uma delas, cega”, afirma.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Durante as aulas em algum momento da disciplina, um colega perguntou ao aluno com deficiência visual como conseguia reconhecer o chuchu ou outras frutas desconhecidas por ele, já que perdeu a visão quando tinha 13 anos. “Na dinâmica, a fruta foi trazida para o acadêmico cego senti-la sensorialmente. Na sequência, ele pode provar a fruta e tentou descreve-la como a reconhecia; no caso pelo tato. Os demais colegas descreveram o que viam da fruta. Assim, o aluno cego conseguia criar uma imagem”.
Além disso, duas professoras do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo explicaram quais são os direitos de aprendizagem e como eles estão garantidos, principalmente, para aquela criança que encerra o quinto ano do Ensino Fundamental e segue os estudos no Estado. “Elas comentaram como acontece toda a organização do professor de apoio para sujeitos com necessidades educacionais especiais”, comenta Elissiane.
DIVERSIDADE – Os acadêmicos ainda participaram de um momento musical com uma profissional da área. “Como estávamos abordando a diversidade e as práticas de educação inclusiva, a professora tocou algumas músicas relacionadas a temática. É justamente para compreender que as pessoas precisam ser respeitadas e cada uma possui a sua diferença”, pontua a docente.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A atividade ainda contou com uma fala sobre escolas inclusivas. “Para sairmos desse campo do ideal para fomentar a educação, o exercício de educar e o ensinar pelo viés da possibilidade”, relata a professora ao complementar que o curso é considerado uma inovação. “O curso é de graduação. Ao encerrá-lo, os acadêmicos são graduados e licenciados em Educação Especial. O curso na Unioeste de Toledo é considerado um dos poucos no Brasil. É um curso recente e estamos finalizando o primeiro ano da graduação de um total de quatro anos”, finaliza a professora.
Da Redação
TOLEDO