CIEE promove ação de doação de sangue entre aprendizes

Estimated reading time: 4 minutos

Na manhã desta terça-feira (10), os jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) participaram de uma ação em alusão ao Dia Mundial da Doação de Sangue, celebrado não só em 14 de junho, mas também vinculado ao longo da campanha Junho Vermelho. Dez jovens foram até o Hemepar e realizaram este ato solidário.

Os alunos do CIEE receberam aulas de conscientização da cidadania e do senso de comunidade, onde várias iniciativas são incentivadas para que sejam protagonistas. A instrutora técnica do Centro de Integração, Jéssica Kayme Gomes, realizou a mobilização e esclareceu que “sempre ficamos de olho com aulas que envolvem direitos humanos, direitos e deveres como cidadão e que tenham o tema cidadania. Pedimos para que os jovens ajudem em algumas campanhas, como esta da doação de sangue”.

Jéssica ressaltou que em anos anteriores realizavam orientações e incentivos relacionados com a campanha de Junho Vermelho, mas que em 2025 foi a primeira vez que se reuniram em um grupo para a realização da doação de sangue. “Conversamos com cada turma, pedimos a participação de quem estivesse apto e a vontade para doar sangue. Repassamos os pré-requisitos e assim formamos um grupo para a doação”, informou.

Quem participou desta campanha é a aprendiz Joice Aline Tucholske da Silva, da qual realizou a doação pela primeira vez. Ela ainda convidou outros jovens a participarem desta iniciativa pela primeira vez. “São poucas as pessoas que estão doando sangue. Não precisa ter medo, e olha que eu sou medrosa. Levamos em conta que estaremos ajudando a salvar outras vidas ao fazer a doação”, finalizou.

QUEM PODE DOAR – O Ministério da Saúde aponta que os doadores devem ter idade entre 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade devem apresentar o consentimento formal do responsável legal. Já as pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar caso tenham realizado a doação antes dos 60 anos. Além disso, é necessário pesar no mínimo 50 kg e ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, bem como estar bem alimentado. A orientação é que os alimentos gordurosos devem ser evitados nas últimas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, é necessário aguardar duas horas. Os homens podem doar a cada 60 dias, enquanto as mulheres podem realizar a cada 90 dias.

COMO DOAR – Ao longo de todo este mês, iniciativas nacionais são realizadas para ampliar a doação de sangue e para convocar novos doadores. Os agendamentos podem ser realizados pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao. Em caso de dúvidas ou de organização de grupos, é possível enviar mensagem pelo WhatsAapp 45 98821-3171. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.