Cerimônia marca a dobra de padrão de professores dos NRE de Assis, Cascavel e Toledo

Estimated reading time: 7 minutos

O secretário de Educação do Estado, Roni Miranda, esteve em Toledo para a cerimônia da dobra de padrão que 232 professores selecionados dos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel e Toledo. A medida permite que esses profissionais passem de 20 horas semanais para 40 horas, dobrando a jornada dentro da mesma escola ou rede de atuação. A cerimônia ocorreu na manhã de quinta-feira (29) no Anfiteatro do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). Autoridades municipais e regionais, como o deputado estadual, Marcio Pacheco, prestigiaram o evento.

Ao todo foram duas mil vagas distribuídas por todo o Estado – com abrangência em disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e também Educação Especial. Os professores selecionados passam a ser incorporados ao novo regime a partir do segundo semestre de 2025.

“Acho que até a educação traz essa dobra como um avanço, com seu custo, é claro. Profissionalmente, é ótimo para o professor: ele vai ganhar mais, terá um recurso maior no salário, estabilidade, e estará em uma única escola. Mas, principalmente, é bom para o estudante. Ter um professor presente no dia a dia da escola, trabalhando integralmente, com vínculo, com relações com o corpo docente e com os pais, é fundamental. Quem ganha é o estudante: ganha em aprendizagem, em qualidade”, aponta o secretário.

Para Roni, esse tipo de iniciativa demonstra os avanços no Estado em fomentar mais qualidade na educação, visto o Paraná tem uma das melhores educação do país. Ele também salienta que a ação foi mais um passo para tornar a educação do Estado uma referência nacional e, com isso, contribuir para melhorar a educação do Brasil como um todo.

VALORIZAR A EDUCAÇÃO – A última vez que o Governo do Estado promoveu um processo dessa natureza foi no ano de 2009. Com essa medida, o Governo visa atender uma demanda histórica da categoria e, assim, contribuir no processo de valorização dos profissionais da educação.

“Faço um agradecimento especial a todos que atuam na educação, a todos que lutam por isso. Agradecemos todos os investimentos na área, especialmente em nossa região”, cita o chefe do NRE de Toledo José Carlos Guimarães.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destaca a importância em manter um diálogo entre o Estado e o Município. Ele salienta que isso precisa ser fortalecido e acredita que isso acontece quando o gestor de Educação escuta os professores e trabalha junto com eles.

“Acredito que todos nós, como lideranças, professores, precisamos reconhecer a nossa responsabilidade com a construção do país. Educar é construir uma nova geração com mais oportunidades para todos. O processo de desenvolvimento exige muito, exige paciência e ação passo a passo. Quero agradecer muito por tudo o que está sendo feito. Espero muito poder contribuir, na minha gestão, com o avanço da Educação em Toledo. E tenho confiança de que esse caminho vai continuar – com um diálogo permanente, integrado, entre Município e Estado – para que possamos construir políticas públicas focadas na educação”, disse o prefeito.

MAIS DOBRA DE PADRÃO – O secretário de Educação do Estado, Roni Miranda, reforça que a dobra de padrão não implica no chamamento de profissionais selecionados no Processo Seletivo Simplificado (PSS). Além disso, ele acrescenta que no próximo irá ocorrer outro processo de dobra de padrão.

“Em um primeiro momento, essa medida se consolida agora, mas, em 2026, teremos outra dobra. Estamos discutindo internamente com a equipe, com a Secretaria da Fazenda, a Casa Civil, avaliando o número de vagas. Mas sim, haverá outra oportunidade para os professores interessados em aderir a essa nova etapa da dobra de padrão”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Roni Miranda fala sobre os impactos que o possível fechamento das APAEs podem causar

Durante sua visita a Toledo, o secretário de Educação do Estado, Roni Miranda, falou sobre a questão da APAEs. Ele tratou sobre o impacto que o fechando dessas instituições podem desencadear ao Governo do Estado e para as famílias atendidas.

“Hoje, temos um processo no Supremo Tribunal Federal sendo relatado pelo ministro Dias Toffoli. Já houve uma movimentação, infelizmente não pude estar presente, mas nossa chefe da Educação Especial esteve lá, junto com lideranças como o deputado Alexandre Curi, entre outros representantes, inclusive o secretário de Justiça, todos fazendo um apelo ao Supremo sobre a relevância do trabalho das APAEs”, aponta.

Roni comenta que tem muita gratidão por tudo que as APAEs fazem pela educação do Paraná, especialmente na educação especial e inclusiva. “Celebramos um convênio histórico junto ao governador Ratinho Junior, com um investimento de R$ 400 milhões para as APAEs. Esse recurso é destinado ao pagamento de professores, manutenção e compra de materiais. Atualmente, são mais de 44 mil alunos atendidos pelas APAEs. É um trabalho de inclusão, feito com muito amor e isso se reflete nos profissionais dessas instituições. Tenho muito orgulho de liderar isso junto ao governador”, afirma.

IMPACTO NEGATIVO – O secretário destaca que caso a decisão do Supremo vá contra a continuidade desse modelo, as consequências serão graves. “O Estado teria que receber aproximadamente mais 24 mil alunos nas escolas regulares, além dos 250 mil que já atendemos na educação especial. Isso impactaria severamente o sistema, principalmente porque muitos desses alunos são adultos ou idosos, com 50 anos ou mais, que precisariam ser cuidados pelas próprias famílias. Isso seria desumano e, francamente, uma catástrofe para toda a rede do Estado do Paraná”, pontua.

Da Redação

TOLEDO

COLÉGIOS NOVOS

O secretário de Educação do Estado, Roni Miranda, também falou que o Núcleo Regional de Educação de Toledo contará com quatro novos colégios. “Sobre os colégios de Toledo e região, não sei se são apenas quatro, mas temos um projeto inovador: a construção de 40 colégios estaduais em 32 cidades, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). É o maior projeto de PPP na área da educação no Brasil. A empresa constrói os colégios, fornece equipamentos, mobiliário e serviços de manutenção, enquanto o Estado paga ao longo de 20 anos – como se fosse um financiamento, semelhante à compra de uma casa. Esse projeto representa um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão na educação do Paraná”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.