VI Mostra Paranaense de Economia Solidária valoriza produção artesanal em Curitiba
 
							Estimated reading time: 3 minutos
Alimentos da agricultura familiar, como pães, pamonhas, queijos, salames, doces, cafés e frutas, além de uma grande variedade de artesanatos, incluindo crochês, roupas, cadernos e agendas costurados à mão, bolsas, carteiras, bijuterias, amigurumis e utensílios personalizados. Esses são os produtos que compõem a VI Mostra Paranaense de Economia Solidária, que acontece nesta sexta-feira (31), das 9h às 18h, na sede da Paranaprevidência, em Curitiba.
O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), e do Conselho Estadual de Economia Solidária, com apoio do Fórum Municipal de Economia Solidária de Curitiba. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho coletivo, fomentar o consumo consciente e fortalecer os empreendimentos formados por grupos autogestionários, ou seja, aqueles em que as decisões são tomadas democraticamente por todos os membros. São empreendimentos que geram renda, inclusão e desenvolvimento local, baseados em princípios de cooperação, solidariedade e sustentabilidade.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, destacou a importância da mostra como instrumento de promoção da inclusão produtiva e da autonomia dos trabalhadores. “A economia solidária é uma forma de fortalecer o trabalho coletivo e gerar renda com propósito. Cada produto vendido representa o esforço de grupos que acreditam na união, na cooperação e na sustentabilidade como caminhos para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma o secretário. “Com esa iniciativa, o Paraná mostra que é possível crescer com inclusão e respeito às pessoas”, destaca.
Mais do que uma feira, a Mostra Paranaense de Economia Solidária é um espaço de integração e reconhecimento, que valoriza o esforço de mulheres e homens que encontraram na economia solidária um meio de vida e uma alternativa sustentável ao modelo tradicional de mercado. Durante o evento, o público poderá conhecer e adquirir produtos produzidos por Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Curitiba e Região Metropolitana.
PROTAGONISTAS DO TRABALHO – Outro evento da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda é Protagonistas do Trabalho, que será realizado de quarta a sexta-feira da próxima semana (5, 6 e 7) em Foz do Iguaçu, no Oeste. É o maior encontro estadual voltado à formação, integração e valorização dos profissionais que atuam na rede pública de intermediação de mão de obra.
O evento reunirá gerentes das Agências do Trabalhador, agentes de intermediação de mão de obra, agentes de seguro-desemprego, chefes dos Núcleos Regionais do Trabalho, prefeitos e secretários municipais do Trabalho, além de autoridades estaduais e federais. O evento estadual foi precedido por eventos regionais de capacitação, realizados em todo o Estado, ao longo do ano.
