Sicredi Progresso PR/SP tem em seu DNA estar sempre próxima da comunidade

6

O sentimento precioso cultivado há tempos pela população ficou ainda mais claro nesta pandemia: a proximidade. As pessoas são acostumadas com a proximidade física, a conversa franca, frente a frente, o aperto de mão, o abraço. A pandemia limitou o contato físico, mas a Cooperativa Sicredi Progresso PR/SP não deixou de se relacionar. Outras frentes foram abertas, outras maneiras de estar “junto”, procurando manter e estar ainda mais próximo – mesmo que de longe – dos associados, dos colaboradores e das comunidades.

De acordo com o diretor Executivo da Sicredi Progresso PR/SP Inácio Cattani, infelizmente, ainda não é possível voltar ao normal, porém certamente quando isso acontecer, a Cooperativa estará ainda mais aberta e conectada fisicamente com as pessoas que são a razão de existir.

No período, a Cooperativa Sicredi Progresso PR/SP buscou adaptar-se rapidamente às normas sanitárias e decretos municipais para adequar a sede e as agências e seguir prestando o serviço presencial da maneira mais segura possível.

Cattani revela que a Cooperativa também intensificou a divulgação dos canais on-line, em especial o aplicativo, internet banking e WhatsApp corporativo, para seguir facilitando a vida financeira dos associados mesmo com atendimento remoto.

EDUCAÇÃO – De acordo com o diretor Executivo, a Cooperativa tem em seu DNA estar sempre muito próxima da comunidade. Entre essas iniciativas de proximidade está o programa de educação cooperativa, A União Faz a Vida. Ele explica que o programa é desenvolvido junto a crianças e aos adolescentes em algumas escolas de todos os municípios da área de ação no Paraná. “O programa objetiva apoiar na formação do cidadão mais cooperativo, crítico e ético”, afirma Cattani ao complementar que a Sicredi Progresso também desenvolve, através do voluntariado dos colaboradores, o programa Cooperação na Ponta do Lápis, o qual aborda a educação financeira de crianças, jovens e adultos.

“Em termos de promoção e de atratividade, sempre que tivemos oportunidade de divulgar, ampliar e intensificar os programas, o fazemos, seja junto aos associados ou a comunidade”, menciona Cattani.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – A vontade de colaborar se manteve com o início da pandemia. A Cooperativa entendeu que precisava contribuir de alguma forma com a comunidade. No ano passado, foram 22 ações com foco em responsabilidade social especialmente na área da saúde, realizadas no Paraná e em São Paulo, onde a Cooperativa possui agências.

Segundo Cattani, as ações tiveram origem no Dia C – Dia da Cooperar – e por estarem focadas nas iniciativas beneficentes relacionadas ao Covid-19, tiveram continuidade após a data. Em torno de 300 pessoas foram voluntárias.

Além das arrecadações voluntárias de alimentos, roupas, material de higiene e limpeza, a Sicredi Progresso destinou mais R$ 100.000,00 para necessidades das instituições escolhidas no ano passado.

O diretor Executivo da Sicredi Progresso PR/SP destaca que o patrocínio de lives solidárias, ações remotas de arrecadação de donativos, levantamento de fundos para compra de equipamentos tipo EPIs, entrega de donativos, entre outros, foram organizados pelos colaboradores em parceria com conselheiros, coordenadores de núcleo, membros dos comitês mulher e jovem, e também com os associados em prol dos mais necessitados.

Neste ano, algumas ações já foram realizadas. A Cooperativa doou 4800 copos de água para a ala da Covid do Hospital Bom Jesus, em Toledo e dois ventiladores pulmonares foram doados ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes.

As Prefeituras de Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste e Tupãssi foram beneficiadas com doações de dez kits de máscaras do “Movimento Respirar”, além 125 itens, compostos por máscaras e oxímetros para São Pedro do Iguaçu. “Em 2021 seguimos com ações de apoio nas questões da pandemia”, relata Cattani.

Em alusão ao Dia de Cooperar, a Sicredi Progresso PR/SP também participa do movimento de intercooperação com as cooperativas de Toledo, engajados em várias ações de conscientização ambiental, entre elas, a coleta seletiva de resíduos eletrônicos.

“A Sicredi Progresso PR/SP realiza ainda uma grande ação de arrecadação de alimentos em todas as suas agências. Para participar os associados podem integralizar valores em seu capital social, um dinheiro que continua sendo dele, e a cada R$ 20,00 integralizados a cooperativa doará um quilo de alimento a instituições de nossa região. Outras ações pontuais serão realizadas, conforme necessidades de nossa comunidade”, conclui o diretor Executivo da Cooperativa.

Da Redação

TOLEDO