Missão participa de reunião sobre planejamento educacional em Frankfurt
Estimated reading time: 4 minutos
O prefeito licenciado de Toledo, Mario Costenaro, participou na manhã de terça-feira (11), em Frankfurt (Alemanha), de uma reunião com representantes do Gabinete de Planejamento Fundamental da Educação da Prefeitura local. O encontro integrou a missão técnica organizada pelo Sebrae-PR, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que tem como objetivo conhecer experiências europeias de gestão pública inovadora nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Durante a apresentação, foram detalhadas as principais características do sistema educacional de Frankfurt, que prevê diferentes etapas de diplomação e adota um modelo de ensino integrado em algumas escolas, no qual as turmas são organizadas conforme o nível de aprendizado dos estudantes. “Ainda se destacou a existência de uma lei, que entrará em vigor em 2026, que determina o direito e a obrigatoriedade do período integral para todas as crianças”, comenta o prefeito Mario Costenaro.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Sistema dual – Outro ponto de destaque foi o sistema dual de ensino, que combina formação técnica nas empresas com aulas nas escolas profissionalizantes, resultando em um diploma técnico. Em Frankfurt, a gestão das instalações educacionais é de competência do município, enquanto o Estado é responsável pela capacitação dos professores, conteúdos e metodologias.
Esse programa busca fortalecer a integração entre o analógico e o digital, promovendo o aprendizado ao longo da vida e ampliando oportunidades de formação também para adultos e pessoas idosas, inclusive por meio de ensino a distância (EAD).
Orientação técnica – Segundo os gestores, a educação em Frankfurt é baseada em dados, com indicadores que orientam todas as políticas públicas. Um setor específico é responsável por coletar e analisar informações quantitativas e qualitativas, permitindo que decisões sejam tomadas de forma transparente e fundamentada.
“Esses dados são compartilhados com outras secretarias, especialmente nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento humano, reforçando o caráter intersetorial e integrado das políticas públicas alemãs”, explica o prefeito de Toledo.
A reunião também evidenciou a preocupação do município com o ensino da matemática, o estímulo ao pensamento científico e o vínculo entre educação e cultura, preparando as crianças para os desafios da vida em sociedade.
“Há uma busca constante por integração entre entidades, como a Câmara de Artes e Ofícios e a Câmara de Comércio, que estimulam a oferta de cursos profissionalizantes e a aproximação entre educação e mercado de trabalho”, aponta Costenaro.
Outro aspecto valorizado é a alegria no aprendizado — conceito que orienta o planejamento das ações pedagógicas e parte da perspectiva da criança para construir processos mais participativos e motivadores. Em Frankfurt, a educação é entendida como um fenômeno que transcende a escola, acontecendo também em clubes, centros culturais e espaços de convivência.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Essa reunião trouxe uma série de referências que podem inspirar novas práticas em Toledo, especialmente no uso de dados para planejar políticas públicas e na integração entre diferentes setores da educação”, destaca o prefeito licenciado Mario Costenaro.