Programa Educação para o Futuro moderniza o ensino no Paraná

Estimated reading time: 4 minutos

O programa Educação para o Futuro foi instituído pelo Decreto n.º 11.568, de 30 de junho de 2022, que é complementar às políticas de melhoria da qualidade da educação básica em âmbito estadual. Ele é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa preparar os estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Paraná para a sociedade e o mundo do trabalho do século 21, mediante a melhoria da aprendizagem no ensino médio, por meio de currículos atualizados, de uso de tecnologias educacionais e da qualificação e expansão da educação profissional de nível médio, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O objetivo geral do programa é aumentar a taxa de estudantes que concluem o Ensino Médio. Os objetivos específicos envolvem melhorar a qualidade da educação do Ensino Médio, aumentar a cobertura do Ensino Técnico Profissional (ETP) de nível médio, melhorar a qualidade dos serviços de facilitação da transição da educação básica para o Ensino Superior ou para o mercado de trabalho.

A coordenadora do Programa Educação para o Futuro Lis Graciele Alberti comenta que o programa é estruturado em quatro eixos principais. O primeiro fala da proposta pedagógica com a inovação de uma proposta específica para as escolas do futuro. O segundo componente trata da infraestrutura das unidades. “Estão previstas a construção de sete unidades novas e 40 ampliações distribuídas em 21 municípios do Paraná, sendo que foram sete municípios contemplados com as unidades novas, que são projetos maiores”.

O terceiro componente é, vinculado com a educação profissional para cuidar da transição do estudante do Ensino Médio para o Ensino Superior e para o mundo do trabalho. E por fim, o quarto componente está ligado a gestão da própria Secretaria de Educação do Paraná. “Para nós é um privilégio muito grande receber uma unidade dessa. Toledo é o único município do interior que vai receber a unidade, porque as outras seis estão em Curitiba e região metropolitana. Por isso, Toledo ganha muito com a escola do futuro”, enfatiza o chefe do Núcleo Regional de Educação José Carlos Guimarães.

PREPARAÇÃO – E para a nova unidade a assessora pedagógica da Seed, Rosângela de Castro Garcia, explica que há um plano de implementação pedagógico da escola preparado desde 2022. “Nós estamos trabalhando na proposta e no currículo. Temos um grupo de trabalho (GT) pedagógico na secretaria que trabalha pela proposta e pelas ementas pedagógicas. E também queremos trazer mais pessoas de Toledo para esse GT para que possamos fazer essa implementação. A proposta também já passou pelo Conselho Estadual de Educação”.

Lis Graciele Alberti complementa que a unidade de Toledo e Piraquara serão os projetos-pilotos dessa proposta que contempla sete unidades no estado. “Das unidades novas, duas estão em execução, duas em fase de assinatura de contrato e três em preparação de licitação”, conclui a coordenadora do Programa Educação para o Futuro.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Aen

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.