Escola Municipal recebe pista para educação de trânsito

Estimated reading time: 4 minutos
Na tarde de sexta-feira (24), os alunos da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, no Jardim Coopagro, participaram da inauguração de uma pista educativa de trânsito voltada às crianças. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Pessoas Melhores e a Secretaria da Educação de Toledo.
INICIATIVA – A iniciativa faz parte da campanha Eu Paro Para Pedestres, lançada pelo Instituto Pessoas Melhores com o objetivo de promover a educação no trânsito por meio de diversas frentes de atuação. O público infantil é um dos focos centrais da campanha, com o propósito de conscientizar as crianças para que possam, desde cedo, adotar boas práticas e influenciar positivamente seus familiares.
ESCOLA – A principal ação realizada na escola foi a pintura no chão, simulando sinalizações de trânsito. O presidente do Instituto, Edésio Reichert, explica que a escolha da escola foi natural. “Já realizamos outras ações aqui e sempre fomos bem recebidos. Desde a primeira conversa, sentimos o entusiasmo da equipe. Por isso, decidimos que esta seria a primeira escola a receber o projeto-piloto da pista”, afirma.
A diretora da escola, Alexandra Andrade Silva Ramirez, comemora a oportunidade de ser a primeira unidade municipal a receber o projeto. “Apresentamos a proposta e as professoras se engajaram imediatamente. Inclusive, deram sugestões para aprimorar a atividade. Vamos desenvolvê-la semanalmente, pois já está integrada ao cronograma das aulas das dez turmas da educação infantil”, detalha.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
COMPORTAMENTO SEGURO – A secretária municipal da Educação, Janice Salvador, reforça a importância de inserir a temática do trânsito nas escolas desde os primeiros anos. “A educação para o trânsito é um tema fundamental e já está prevista na legislação educacional. Sabemos como o trânsito é desafiador e responsável por ceifar muitas vidas. Formar bons hábitos desde cedo, com crianças de quatro e cinco anos, é essencial para desenvolver comportamentos seguros”, pontua.
O projeto prevê que as professoras levem as crianças semanalmente à pista, onde realizarão atividades práticas baseadas na sinalização, apostando na repetição como método de aprendizagem. “A criança aprende por repetição e, naturalmente, começa a cobrar atitudes corretas dos pais, dos avós, de quem está dirigindo. Ela vai lembrar, por exemplo, que é preciso ter cuidado ao atravessar a rua, respeitar o semáforo”, comenta Edésio”.
O vice-prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, também destaca a relevância do projeto. “Infelizmente, pela falta de formação adequada em gerações anteriores, enfrentamos altos índices de acidentes. Com o aumento da frota de veículos, o risco é constante. Iniciativas como essa são fundamentais para reduzir esses números”, informa.
OUTRAS ESCOLAS – A primeira escola recebeu o investimento do próprio Instituto Pessoas Melhores. A expectativa é de que, a partir da segunda unidade, a Prefeitura assuma parte dos custos. A secretária Janice Salvador informou que uma nova escola já foi definida para receber o projeto. “A partir da segunda implantação, pretendemos fortalecer a parceria, com a Secretaria viabilizando tintas e os espaços necessários para a realização”, conclui.
Da Redação
Toledo
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook