“Hora da História” incentiva a leitura; projeto escolar é exemplo na comunidade

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“Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo”, essa é a afirmação do cartunista e criador da Turma da Mônica Maurício de Souza. A exemplo de sua citação, novas janelas são abertas para diversos estudantes da Escola Municipal Professora Henrique Brod – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Isso é possível graças ao projeto de leitura “Hora da História”.

O projeto foi criado com o intuito de despertar nos alunos o interesse pela leitura, contribuindo assim para que se tornem leitores hábeis e capazes de interpretar o mundo. A professora responsável, psicopedagoga da escola e acadêmica do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus Toledo, Maria do Carmo Cabreira revela que devido à situação de emergência na saúde pública diante da pandemia as escolas precisaram adotar novas metodologias para disponibilizar aos estudantes conteúdos didáticos pedagógicos.

“Atividades que contemplassem os objetivos de aprendizagem do Ensino Fundamental e os saberes e conhecimentos da Educação Infantil, e para que tivessem, ao máximo, autonomia na realização das mesmas e acesso ao conteúdo mesmo estudando fora do ambiente escolar presencial”, destaca Maria do Carmo.

Neste contexto surge a ideia de realizar o projeto. A ação comunitária – uma disciplina do curso – é promovida em parceria com acadêmicos do curso de psicologia da PUC. “Compreendemos que os desafios ocasionados pela pandemia afetaram o processo de ensino dos professores e o desempenho dos alunos, principalmente, as questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem da leitura”, comenta a professora.

INTERPRETAÇÃO – Maria do Carmo explica que há um grande número de estudantes que desenvolveu o processo da decodificação do texto nesse período. No entanto, eles apresentam déficit na compreensão, interpretação e retenção dos textos lidos, o que acarreta dificuldades para o desenvolvimento das habilidades e das competências previstas para essas etapas de ensino.

“Ao realizar os atendimentos com as crianças, observei que elas estavam carentes de ouvir histórias e distante do contato com a literatura infantil. Perante aos fatos constatados, nos propomos a trabalhar roda de leitura com as crianças que apresentam maior dificuldade de compreensão leitora, no sentido de contribuir com a aprendizagem desses estudantes”, salienta a professora.

Mais de 70 crianças, entre oito e dez anos, participaram da “Hora da História”. São estudantes dos terceiros, quartos e quintos anos da escola. As rodas de leitura com as crianças ocorrerão, semanalmente, de acordo com horários acordados com as famílias.

“As obras para a realização da leitura são selecionadas previamente, assim como, o planejamento das atividades realizadas com os educandos. No dia do projeto, realizamos a leitura do livro e buscamos interagir com cada criança. Além disso, atividades são sugeridas para serem realizadas durante a semana”, revela a professora ao complementar que a avaliação ocorrerá através das devolutivas dos professores em relação ao processo de aprendizagem dos alunos participantes do projeto.

UNIÃO – A ação propõe o incentivo à leitura, mas também amplia a interação e a participação da família. São em torno de 45 minutos de novos conhecimentos e interpretações. São histórias que abordam questões emocionais e proporcionam reflexões sobre temas do cotidiano. “É bonito observar que a família está acompanhando o filho na atividade, porque além de atingir a criança, também estamos incentivando a interação com os pais”.

O projeto desperta o interesse da criança e a participação dos familiares. Neste contexto, a ação – em parceria com a PUC – encerrou na quinta-feira (10), mas ao perceber o empenho de todos os participantes, a direção da escola autorizou a continuidade da atividade. A expectativa é que a atividade tenha continuidade até o final deste ano.

Neste novo momento, a professora comenta que o projeto vai ganhar uma nova ‘roupagem’ com a participação de novos contadores e parceiros que auxiliem no desenvolvimento do gosto pela leitura.

Na oportunidade, Maria do Carmo agradece a colaboração de toda a comunidade escolar e da Universidade. “É essencial essa parceria, porque às vezes, você pode ter projeto um legal, mas se não tiver alguém que apoie, ele não terá continuidade. Neste projeto, queremos mostrar o quanto a leitura pode ser uma atividade prazerosa, contribui para a formação do ser humano e desperta os valores éticos”.

Da Redação

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